Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27630

TítuloOrganização, monitorização e análise de um programa interdisciplinar intensivo para a resolução de problemas reais de engenharia, em ambiente industrial
Autor(es)Dias, Sara Alexandra Oliveira
Orientador(es)Dias, Luís M. S.
Lima, Rui M.
Palavras-chaveRelações academia-indústria
Project-based learning
Programas interdisciplinares intensivos
Gestão de projetos
Avaliação de resultados
Academia-industry relations
Interdisciplinary intensive programs
Project management
Results evaluation
Data2013
Resumo(s)Os programas interdisciplinares intensivos são iniciativas que surgem na sequência da emergência de novos métodos de ensino-aprendizagem, focados na aprendizagem dos alunos que, por sua vez, se devem às alterações no paradigma de trabalho das organizações industriais, as quais requerem dos seus profissionais níveis mais elevados de competências transversais. O projeto de dissertação teve, assim, como objetivos, a organização, monitorização e análise da segunda edição do programa interdisciplinar intensivo “Innovation and Creativity for Complex Engineering Systems”, realizada no ano de 2013 em parceria com a Bosch Car Multimedia Portugal S.A. De modo a alcançar os objetivos definidos, aplicou-se o modelo metodológico Investigação-Ação, que contempla quatro fases de desenvolvimento: diagnóstico, planeamento, ação e avaliação: a fase de diagnóstico consistiu na revisão da literatura incidente sobre as áreas de conhecimento que o tópico de investigação envolve (educação e formação, gestão de projetos e avaliação); a fase de planeamento contemplou o projeto de organização do ICCES 2013 e a construção do dispositivo do programa; a fase de ação consistiu na monitorização e acompanhamento da decorrência do ICCES 2013, nas instalações da Bosch Car Multimedia, durante a qual se procedeu à recolha de dados de acordo com o modelo de avaliação desenvolvido, baseado no modelo teórico ICP Figari (1996); por último, a fase de avaliação contemplou o tratamento e análise dos dados previamente recolhidos. Os resultados analisados incidiram sobre cinco aspetos fulcrais que são: a gestão do projeto de organização do ICCES 2013; a perspetiva dos stakeholders; as equipas de projeto do ICCES 2013; competências transversais; e, interdisciplinaridade e multiculturalidade. Como principais conclusões do estudo destacam-se: a importância da caraterística interdisciplinar no contexto industrial e que não é desenvolvida no ambiente académico; os fatores considerados críticos para o sucesso destes programas são a seleção dos projetos, a preparação antecipada dos alunos, a mentorização e a construção das equipas de projeto; e a confirmação da relação win-win inerente a estes programas.
“Organization, monitoring and analysis of an interdisciplinary intensive program, designed for solving real engineering problems, in an industrial setting” Interdisciplinary intensive programs are initiatives, which arise as a result of the appearance of new teaching-learning methods, focused in student’s learning. These are due to changes in the work paradigm of industrial organizations, which are requiring higher levels of transversal competences from their professionals. Thus, the goals of this dissertation project were the organization, monitoring and analysis of the second edition of the interdisciplinary intensive program called “Innovation and Creativity for Complex Engineering Systems”, which took place in the year 2013, in collaboration with Bosch Car Multimedia Portugal S.A. In order to achieve the defined goals, the methodological model ‘Action-Research’ was applied. This model has four development phases: diagnose, planning, action and assessment. Diagnose phase consisted of literature review, which was focused on the knowledge areas involved within the research topic (education and training, project management and assessment). In the planning phase, the ICCES 2013 organization project was performed as well as the construction of the program’s structure. The action phase included ‘following and monitoring’ the ICCES 2013, in Bosch Car Multimedia facilities. During this phase, data was gathered, according to the evaluation model developed which was based on the ICP theoretical model of Figari (1996). Last was the evaluation phase which involved ‘processing and analyzing’ the previously gathered data. The analysed results were focused on five main aspects: ICCES 2013 organization project management; stakeholder’s perspective; ICCES 2013 project teams; transversal competences; and, interdisciplinarity and multiculturality. As main conclusions of the study, we were able to highlight the importance of interdisciplinarity in the industrial setting, which is not being developed within academic context. We were also able to identify the critical factors that make these programs successful.These were comprised of project selection, preparation of projects in advance by the students; mentoring and building of the teams. It was also possible to confirm the existence of win-win relations, inherent to these programs.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/27630
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Alexandra Oliveira Dias.pdf8,99 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID