Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/27630
Título: | Organização, monitorização e análise de um programa interdisciplinar intensivo para a resolução de problemas reais de engenharia, em ambiente industrial |
Autor(es): | Dias, Sara Alexandra Oliveira |
Orientador(es): | Dias, Luís M. S. Lima, Rui M. |
Palavras-chave: | Relações academia-indústria Project-based learning Programas interdisciplinares intensivos Gestão de projetos Avaliação de resultados Academia-industry relations Interdisciplinary intensive programs Project management Results evaluation |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | Os programas interdisciplinares intensivos são iniciativas que surgem na sequência da
emergência de novos métodos de ensino-aprendizagem, focados na aprendizagem dos alunos
que, por sua vez, se devem às alterações no paradigma de trabalho das organizações
industriais, as quais requerem dos seus profissionais níveis mais elevados de competências
transversais.
O projeto de dissertação teve, assim, como objetivos, a organização, monitorização e análise da
segunda edição do programa interdisciplinar intensivo “Innovation and Creativity for Complex
Engineering Systems”, realizada no ano de 2013 em parceria com a Bosch Car Multimedia
Portugal S.A. De modo a alcançar os objetivos definidos, aplicou-se o modelo metodológico
Investigação-Ação, que contempla quatro fases de desenvolvimento: diagnóstico, planeamento,
ação e avaliação: a fase de diagnóstico consistiu na revisão da literatura incidente sobre as áreas
de conhecimento que o tópico de investigação envolve (educação e formação, gestão de projetos
e avaliação); a fase de planeamento contemplou o projeto de organização do ICCES 2013 e a
construção do dispositivo do programa; a fase de ação consistiu na monitorização e
acompanhamento da decorrência do ICCES 2013, nas instalações da Bosch Car Multimedia,
durante a qual se procedeu à recolha de dados de acordo com o modelo de avaliação
desenvolvido, baseado no modelo teórico ICP Figari (1996); por último, a fase de avaliação
contemplou o tratamento e análise dos dados previamente recolhidos.
Os resultados analisados incidiram sobre cinco aspetos fulcrais que são: a gestão do projeto de
organização do ICCES 2013; a perspetiva dos stakeholders; as equipas de projeto do ICCES
2013; competências transversais; e, interdisciplinaridade e multiculturalidade.
Como principais conclusões do estudo destacam-se: a importância da caraterística
interdisciplinar no contexto industrial e que não é desenvolvida no ambiente académico; os
fatores considerados críticos para o sucesso destes programas são a seleção dos projetos, a
preparação antecipada dos alunos, a mentorização e a construção das equipas de projeto; e a
confirmação da relação win-win inerente a estes programas. “Organization, monitoring and analysis of an interdisciplinary intensive program, designed for solving real engineering problems, in an industrial setting” Interdisciplinary intensive programs are initiatives, which arise as a result of the appearance of new teaching-learning methods, focused in student’s learning. These are due to changes in the work paradigm of industrial organizations, which are requiring higher levels of transversal competences from their professionals. Thus, the goals of this dissertation project were the organization, monitoring and analysis of the second edition of the interdisciplinary intensive program called “Innovation and Creativity for Complex Engineering Systems”, which took place in the year 2013, in collaboration with Bosch Car Multimedia Portugal S.A. In order to achieve the defined goals, the methodological model ‘Action-Research’ was applied. This model has four development phases: diagnose, planning, action and assessment. Diagnose phase consisted of literature review, which was focused on the knowledge areas involved within the research topic (education and training, project management and assessment). In the planning phase, the ICCES 2013 organization project was performed as well as the construction of the program’s structure. The action phase included ‘following and monitoring’ the ICCES 2013, in Bosch Car Multimedia facilities. During this phase, data was gathered, according to the evaluation model developed which was based on the ICP theoretical model of Figari (1996). Last was the evaluation phase which involved ‘processing and analyzing’ the previously gathered data. The analysed results were focused on five main aspects: ICCES 2013 organization project management; stakeholder’s perspective; ICCES 2013 project teams; transversal competences; and, interdisciplinarity and multiculturality. As main conclusions of the study, we were able to highlight the importance of interdisciplinarity in the industrial setting, which is not being developed within academic context. We were also able to identify the critical factors that make these programs successful.These were comprised of project selection, preparation of projects in advance by the students; mentoring and building of the teams. It was also possible to confirm the existence of win-win relations, inherent to these programs. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/27630 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sara Alexandra Oliveira Dias.pdf | 8,99 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |