Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/27605
Título: | Ativar espaços-sobra: proposta para dois espaços resultantes da inserção da autoestrada A7 no território |
Autor(es): | Teixeira, Laura da Conceição Andrade |
Orientador(es): | Oliveira, Ivo |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | O seguinte trabalho é uma reflexão com carácter prático, que aborda
os temas da inserção das infraestruturas viárias no território de urbanização
difusa. Partindo de uma inquietação associada à presença da autoestrada na
escala local do território (para lá da cidade consolidada), procura criar-se um
olhar específico sobre os espaços resultantes dessa inserção.
O objetivo da investigação é construir um raciocínio em torno desses
espaços, demonstrando o seu potencial e relevância ao nível local e, assim,
contribuir para a procura de uma melhor articulação entre as grandes
infraestruturas viárias e os contextos que elas atravessam. Para isso, a
investigação tem como caso de estudo um troço da autoestrada A7, entre
Fafe e Guimarães.
Apresentando algumas soluções práticas de intervenção que visam
(re)ativar os referidos espaços, o que se propõe é mais do que isso, é um
modo de ver e de proceder: as propostas baseiam-se na potenciação dos
usos que esses espaços já recebem (temas específicos daquele local) – de
modo a restabelecer as relações entre os diversos sistemas territoriais aí
assentes. Desta forma, em todo o trabalho a pesquisa, registo e análise da
situação in situ toma grande importância.
A investigação está dividida em duas partes: Parte I - Aproximação,
relativa à apresentação e interpretação do caso de estudo, num olhar
alargado sobre a sua inserção no território; e, Parte II - Ação, esta focada
num olhar já mais aproximado, tratando do mapeamento, análise e proposta
para cada espaço selecionado como amostra. The following work is a practical reflection addressing the insertion of road infrastructures in the diffuse urbanization territory. Starting from an initial concern related to the presence of the motorway on the local scope of the territory (beyond the consolidated city), this research intents to create a specific view at the spaces resulting from that insertion. The goal here is to create a line of thought regarding these spaces, showing their unexplored potential and relevance at a local level and thus, contributing for a better articulation between major road infrastructures and the local contexts they cross. For this, the exercise bases itself on a portion of the motorway A7, connecting Fafe and Guimarães. Featuring some practical solutions that seek to (re)activate the referred spaces, the proposal goes further than that, it gives a specific way of viewing and proceeding. The presented projects are based on potentiating the uses that those spaces have already been given (specific themes from each site), in order to reastablish the relationships between the various territorial systems settled on that location. Reggarding this, throughout all of the research, the situation recording and analysis in situ takes great importance. The research is divided into two parts: Part I – Approach, in which is presented and interpreted the case study, in a broad look over its insertion on the territory; and Part II - Action, focused on a closer view, dealing with mapping, analysis and proposal for each area selected as a sample. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cidade e Território) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/27605 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EAAD - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE-Laura Teixeira-2013.pdf | 328,84 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |