Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/27547

TitleEducação a distância: um estudo de caso sobre formação contínua de professores via Internet
Author(s)Gomes, Maria João
KeywordsEducação a distância
Formação contínua de professores
e-learning
b-learning
Issue date2004
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Abstract(s)Esta dissertação parte de uma revisão de literatura e de uma reflexão sobre a educação a distância: conceitos, teorias e tecnologias de suporte; para a partir daí estudar a viabilidade da implementação de iniciativas de formação contínua de professores, em modalidade de formação a distância suportada por serviços disponíveis através da Internet. Adotando uma metodologia de estudo de caso, a componente empírica desta dissertação apresenta e analisa o "caso" do Curso EASIC - Ensinar e Aprender na Sociedade da Informação e Comunicação, uma iniciativa de formação contínua de professores englobando uma componente presencial e uma outra componente a distância, recorrendo à Internet. O curso é apresentado nas suas múltiplas vertentes: enquadramento institucional, área temática, estrutura da componente a distância e da componente presencial, princípios pedagógicos subjacentes; quer em termos de conceção quer em termos de implementação do mesmo. Parte-se de uma diversidade de fontes de recolha de informação: documentos de natureza diversas, entrevistas, notas de campo, registos automáticos de dados, documentos eletrónicos, auscultação de opiniões e entrevistas aos participantes para, cruzando a informação proveniente de diferentes fontes e recolhida com diferentes instrumentos, se descrever e discutir o caso do curso EASIC. As evidências resultantes deste estudo de caso apontam aspetos diferenciados em relação a potenciais formandos recetivos a este tipo de formação, dão indicações sobre múltiplas vertentes relacionadas com as condições de utilização da Internet e de acesso ao website do curso EASIC e sugerem alguns aspetos a levar em linha de conta no desenho de situações de formação em moldes similares às do curso EASIC. O estudo permitiu realizar algumas extrapolações relevantes no domínio da formação contínua via Internet, tendo por base um modelo pedagógico baseado na comunicação, interação e colaboração entre todos os participantes. Outros contextos de aplicação deste mesmo modelo de formação a distância são sugeridos como domínios de investigação e prática futuras.
From a review of the literature and a discussion about distance learning, as far as concepts, theories and supporting technologies are concerned, this dissertation analyses the feasibility of developing continuous education of teachers in a at distance modality supported by services available at the Internet. Adopting a case study methodology, the empirical part of this dissertation discusses the "case" of the BASIC Course - Teaching and Learning in the Information and Communication Age - a continuous teacher education initiative that includes a presential component as well as a at distance one using the Internet. Both the conceiving and the ways of implementation of the course are discussed regarding its multiple dimensions - institutional position, thematic area, structure of the presential and at distance components, and underlying pedagogical principies. The description and discussion of the BASIC case is conducted by using and crossing information collected in a diversity of sources gathered by means of ?iffer~nt research tools - documents of varied nature, interviews, field notes, automatlc reg1sters of data, electronic documents, interviews, field notes, automatic registers of data, electronic documents, interviews and participants opinions. The resulting evidences of this case study point to different aspects concerning the possible receivers of this type of education; give information about the multiple dimensions of the conditions of Internet use and access to the website of the BASIC course; those evidences also suggest some aspects to be taken into account when designing situations similar to those ofthe BASIC course. This study allowed some relevant conclusions for the domain of continuous education via Internet, having as a base a pedagogical model centered on communication, interaction and cooperation among all the participants. Other contexts of application of this at a distance education model are suggested for further research and practice.
TypeBook
URIhttps://hdl.handle.net/1822/27547
ISBN972-8746-22-9
AccessOpen access
Appears in Collections: CIEd - Livros (Autor) / Books (Author)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Publicada_MariaJoaoGomes.pdfVersão publicada tese de doutoramento77 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID