Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/27294
Title: | A graduação superior como meio de mobilidade social : percepções e discursos de afro-brasileiros |
Author(s): | Paula, Joanna D'Arc de |
Advisor(s): | Cabecinhas, Rosa |
Keywords: | Afro-brasileiros Graduação superior Mobilidade social Identidade Racial/Étnica Afro-Brazilians High graduation Social mobility Racial/Ethnic Identity |
Issue date: | 23-Sep-2013 |
Abstract(s): | A mobilidade social tem a importante função de promover as vias e
possibilidades de troca, ascensão ou rebaixamento que um determinado
indivíduo possui no meio em que estabelece suas relações. Para os
alunos afro-brasileiros, a graduação superior é um investimento, pois
representa oportunidades de mobilidade social por meio de carreiras
profissionais mais promissoras quanto aos retornos salariais, direitos
sociais, posição social e à realização pessoal.
O principal objetivo desta pesquisa é analisar as percepções e
discursos de afro-brasileiros residentes na cidade de Campo Grande, Mato
Grosso do Sul, Brasil, sobre a mobilidade social por meio da graduação
superior. Os pressupostos teóricos que nortearam este trabalho de
investigação baseiam-se na mobilidade social segundo Jannuzzi (2000),
Osório (2004), Pastore e Silva (2000), Scalon (1999), Sorokin (1927),
Tajfel (1981). Procuramos identificar suas expectativas, averiguar que fatores contribuíram para a mobilidade social e como é que o processo
ocorreu. Neste sentido, aferiu-se como foram as suas condições de
acesso, a trajetória na graduação e caracterizou-se o estilo de vida desses entrevistados. Foi analisado o tipo de mobilidade social referente à
sua ocupação atual em relação à ocupação dos pais (mobilidade
intergeracional). Além disso, observou-se a ocupação atual do entrevistado
em relação à ocupação inicial (mobilidade intrageracional).
Partindo dos pressupostos epistemológicos do construcionismo
social, em termos metodológicos recorreu-se a entrevistas semiestruturadas
(Triviños, 1987). Foram selecionados 34 profissionais, residentes na
cidade, que aceitaram participar na pesquisa, que se identificaram como
afro-brasileiros, com graduação superior, exercendo ou tendo exercido a
função na área em que se graduaram.
As entrevistas foram analisadas através da análise temática
(Boyatzis, 1998; Braun & Clarke, 2006; Joffe & Yardley, 2004; Maydell,
2010) e análise de discurso (Burr, 1995, Nogueira, 2001). Os resultados mostraram a existência de mobilidade social
intergeracional e intrageracional. A maior parte dos entrevistados obteve a
mobilidade por meio de concurso público de nível superior. Além disso,
esses caracterizam-se por uma trajetória de vida permeada de grandes
dificuldades. Sendo provenientes de um grupo étnico discriminado
historicamente, a maior parte descendia de famílias pobres. Face a essas
condições de vulnerabilidade, iniciaram o trabalho muito cedo. Na
graduação superior muitos necessitavam trabalhar e estudar para sustento
próprio e de sua família. Diante de todas as vivências apresentadas e as competências
adquiridas na graduação superior, os entrevistados foram construindo
valores de conhecimento, determinação, maior competitividade,
qualificando-se para o mercado de trabalho. No entanto, a mobilidade
social não elimina a discriminação racial, ainda que possa reduzi-la. Neste
campo pode-se falar de assimetrias que estão socialmente enraizadas e
por isso têm muita dificuldade em ser desconstruídas. Atualmente, tal
como foi vivenciado pelos entrevistados, a discriminação é, na maioria das
vezes, simbólica, operando-se de forma sutil.
A contribuição de cada entrevistado no que se refere às estratégias
identitárias do grupo de pertença enfatiza a necessidade de autosuperação
de cada membro, a criação de uma autoimagem e a busca de
referenciais que sejam casos de sucesso, tal como eles. Em suma, verificou-se que o empoderamento é uma forte estratégia
para o grupo que necessita de afirmação, fomentando uma identidade
social positiva, a qual pode ser também obtida por meio da educação. É
também nesse campo de afirmação pública e de conscientização política
que se insere esta tese, para que os órgãos governamentais desenvolvam
políticas públicas que minimizem as desigualdades sociais e raciais ainda
existentes, contribuindo para uma maior igualdade social. Social mobility has the important task of promoting ways and possibilities of exchange, rising or lowering that an individual has in the context who is establishing their relationships. For afro-brazilian students, undergraduate education is an investment, because it represents opportunities for social mobility through most promising careers as personal fulfillment, social status, social rights and wage returns. The main objective of this research is to analyse the perceptions and discourses of the afro-brazilians residing in the city of Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil, on social mobility through higher graduation. The theoretical assumptions that guided this research work are based on social mobility, according to the authors: Jannuzzi (2000), Osório (2004), Pastore and Silva (2000), Scalon (1999), Sorokin (1927), Tajfel (1981). We have tried to identify their expectations, find out how this process occurred and what factors contributed to mobility. In this sense, we assess as were their conditions, the trajectory in the graduation course and characterized the lifestyle of these people. We analyzed the type of social mobility on the current occupancy of the children in relation to parental occupation (intergenerational mobility). Furthermore, we observed the current occupation of the respondent in relation to the initial occupation (intragenerational mobility). Based on the epistemological assumptions of social constructionism, in methodological terms we used semistructured interviews (Triviños, 1987). We selected 34 professionals living in the city, who agreed to participate in the survey, which identified themselves as black, with a university degree, exercising or having exercised the function in the area who have graduated and signed an informed consent form. The interviews were analyzed using thematic analysis (Boyatzis, 1998; Braun & Clarke, 2006; Joffe & Yardley, 2004; Maydell, 2010) and discourse analysis (Burr, 1995, Nogueira, 2001).The results showed the existence of intra-generational and intergenerational social mobility. Most respondents got mobility through top level public tender. Furthermore, they are characterized by a life path permeated with great difficulties. Being from an ethnic group historically discriminated against, mostly descended from poor families. Given these conditions of vulnerability, they started work very early. In undergraduate study many of them needed to work to support themselves and their families. With all the experiences presented and skills acquired in higher graduation, our respondents were constructing values of knowledge, determination, greater competitiveness, qualifying for the labor market However, social mobility do not eliminate racial discrimination, although it may reduce it. In this field one can speak of asymmetries that are socially embedded and therefore there is great difficulty in being deconstructed. Currently, discrimination is, in most cases, symbolic, operating in an subtle way. The contribution of each interviewee in relation to identity strategies group membership emphasizes the need for self-overcoming of each member, creating a self-image and the search for references that are success stories, such as them. In sum, we found that empowerment is a strong strategy for the group that needs affirmation, fostering a positive social identity, which can also be obtained through education. It is also in this field of public affirmation and political awareness that this thesis is putted, that the government develop public policies that minimize the social and racial inequalities still existing, contributing to greater social equality |
Type: | Doctoral thesis |
Description: | Tese de doutoramento em Ciências da Comunicação (área de especialização em Psicologia da Comunicação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/27294 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CECS - Teses de doutoramento / PhD theses |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Joanna D'Arc de Paula.pdf | 3,48 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Transcrição das entrevistas.pdf | 481,96 kB | Adobe PDF | View/Open |