Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/27076

TitleVideojogos : saltar para outro nível
Author(s)Pereira, Sara
Pereira, Luís
Pinto, Manuel
KeywordsVideojogos
Crianças
Literacia para os media
Issue date2010
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Abstract(s)Depois de termos dedicado o primeiro booklet à televisão – Como TVer -, surgem agora os videojogos como a temática central a ser apresentada e analisada. Partimos do princípio de que conhecer a realidade dos videojogos é fundamental para se poder ajudar as crianças e os jovens a terem uma perspectiva mais crítica sobre uma actividade que uma grande maioria tanto aprecia. Vários estudos têm mostrado que os pais têm dificuladdea em lidar com esta realidade que, não sendo nova, está em constante evolução graças à proposta de novos jogos e aos diversos desenvolvimentos tecnológicos que têm permitdo diversificar as plataformas de jogo, como a internet, os telemóveis, as consolas móveis. O trabalho aqui apresentado resulta das conclusões de investigação anteriormente realizada, bem como de um estudo exploratório com pais e crianças de 10 a 12 anos. As cerca de 150 crianças envolvidas nesta pesquisa foram ‘escutadas’ através de textos livres e de desenhos. É uma selecção desses materiais que ilustra a brochura.
TypeBook
DescriptionPrémio “Evens Prize for Intercultural Education 2009: Media Education”, da Evens Foundation, Bélgica, atribuído ao projeto intitulado “Media education in booklets: learning, knowing, acting”, apresentado por Sara Pereira (coordenadora), Luís Pereira e Manuel Pinto.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/27076
ISBN978-989-95500-8-7
Publisher versionhttp://www.lasics.uminho.pt/edumedia/
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Videojogos saltar para outro nível.pdfDocumento Principal3,18 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID