Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/27066
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Torres, Leonor Lima | - |
dc.date.accessioned | 2013-12-17T08:53:34Z | - |
dc.date.available | 2013-12-17T08:53:34Z | - |
dc.date.issued | 2013-01 | - |
dc.date.submitted | 2012-10 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/27066 | - |
dc.description.abstract | Nas últimas duas décadas, o modelo de gestão escolar constituiu uma das trave-mestras das reformas educativas em Portugal, a par do desenvolvimento de modelos de avaliação (das escolas, dos professores, dos alunos), ambas as preocupações, aliás, profundamente articuladas com o paradigma de gestão neoliberal que tem marcado, nos últimos anos, a agenda educativa. Numa altura em que a instituição-escola alcança níveis de sofisticação cultural e organizacional inéditos, assistimos à implementação de uma liderança unipessoal, centrada na figura do Diretor de escola/agrupamento. Perante este paradoxo (diversidade cultural versus individualização da gestão), interessa refletir sobre: i) os traços que têm vindo a institucionalizar um perfil-ideal de liderança escolar; ii) até que ponto a liderança unipessoal servirá (melhor) como veículo de expressão de uma cultura escolar que se pretende reproduzir nas diversas escolas; iii) de que modo o rosto (Diretor) exercerá um efeito homogeneizador, marcando quadros de interação e lógicas de organização, sobre o quodiano das escolas. As questões colocadas serão exploradas utilizando como dispositivo metodológico a análise crítica dos Relatórios de Avaliação Externa das Escolas produzidos no âmbito do I ciclo avaliativo (2006 - 2010), com o objetivo de apreender os modelos implícitos de cultura de escola e de liderança e as suas implicações na reconfiguração do quotidiano das escolas. | por |
dc.description.sponsorship | Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Asociación de Sociología de la Educación (ASE) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Liderança escolar | por |
dc.subject | Cultura escolar | por |
dc.subject | Cultura organizacional escolar | por |
dc.title | Liderança singular na escola plural | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://pt.scribd.com/doc/119198553/2012-XVI-CSE-Oviedo | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 12 - 13 jul. 2012 | por |
sdum.event.type | conference | por |
oaire.citationStartPage | 537 | por |
oaire.citationEndPage | 550 | por |
oaire.citationConferencePlace | Oviedo, Espanha | por |
oaire.citationTitle | XVI Conferencia de Sociología de la Educación - La Educación en la Sociedad Global e Informacional | por |
sdum.conferencePublication | XVI Conferencia de Sociología de la Educación - La Educación en la Sociedad Global e Informacional | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
atep11-pp537-550.pdf | Texto completo | 502,06 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |