Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27066

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTorres, Leonor Lima-
dc.date.accessioned2013-12-17T08:53:34Z-
dc.date.available2013-12-17T08:53:34Z-
dc.date.issued2013-01-
dc.date.submitted2012-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/27066-
dc.description.abstractNas últimas duas décadas, o modelo de gestão escolar constituiu uma das trave-mestras das reformas educativas em Portugal, a par do desenvolvimento de modelos de avaliação (das escolas, dos professores, dos alunos), ambas as preocupações, aliás, profundamente articuladas com o paradigma de gestão neoliberal que tem marcado, nos últimos anos, a agenda educativa. Numa altura em que a instituição-escola alcança níveis de sofisticação cultural e organizacional inéditos, assistimos à implementação de uma liderança unipessoal, centrada na figura do Diretor de escola/agrupamento. Perante este paradoxo (diversidade cultural versus individualização da gestão), interessa refletir sobre: i) os traços que têm vindo a institucionalizar um perfil-ideal de liderança escolar; ii) até que ponto a liderança unipessoal servirá (melhor) como veículo de expressão de uma cultura escolar que se pretende reproduzir nas diversas escolas; iii) de que modo o rosto (Diretor) exercerá um efeito homogeneizador, marcando quadros de interação e lógicas de organização, sobre o quodiano das escolas. As questões colocadas serão exploradas utilizando como dispositivo metodológico a análise crítica dos Relatórios de Avaliação Externa das Escolas produzidos no âmbito do I ciclo avaliativo (2006 - 2010), com o objetivo de apreender os modelos implícitos de cultura de escola e de liderança e as suas implicações na reconfiguração do quotidiano das escolas.por
dc.description.sponsorshipCentro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAsociación de Sociología de la Educación (ASE)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLiderança escolarpor
dc.subjectCultura escolarpor
dc.subjectCultura organizacional escolarpor
dc.titleLiderança singular na escola pluralpor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://pt.scribd.com/doc/119198553/2012-XVI-CSE-Oviedopor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate12 - 13 jul. 2012por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage537por
oaire.citationEndPage550por
oaire.citationConferencePlaceOviedo, Espanhapor
oaire.citationTitleXVI Conferencia de Sociología de la Educación - La Educación en la Sociedad Global e Informacionalpor
sdum.conferencePublicationXVI Conferencia de Sociología de la Educación - La Educación en la Sociedad Global e Informacionalpor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
atep11-pp537-550.pdfTexto completo502,06 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID