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dc.contributor.advisorMartins, Paula Cristina-
dc.contributor.authorFerreira, Janine Cristiana Lopes-
dc.date.accessioned2013-12-16T16:46:45Z-
dc.date.available2013-12-16T16:46:45Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/27053-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia da Justiça)por
dc.description.abstractO trabalho apresentado tem como principal objetivo investigar se as famílias sinalizadas no sistema de promoção e proteção correspondem a crianças com mais problemas de comportamento e, consequentemente, a práticas educativas de maior risco. Para isso, analisou-se 53 famílias divididas em dois grupos e averiguar se estas diferem quanto às práticas parentais e problemas de comportamento: famílias com pelo menos um filho com processo de promoção e proteção aplicado judicialmente, e beneficiárias do Rendimento Social de Inserção (Grupo A) e famílias cujos filhos nunca registaram processos de promoção e proteção e que beneficiam igualmente do Rendimento Social de Inserção (Grupo B). Para a prossecução destes objetivos, adotou-se uma metodologia de investigação quantitativa, recorrendo à estatística inferencial. Foram utilizados os intrumentos Adult- Adolescent Parenting Inventory (AAPI-2) para avaliar as práticas parentais e o Questionário de Comportamento da Criança (CBCL 6-18) para os problemas de comportamento. De uma forma geral, os resultados mostraram não existirem diferenças no que diz respeito às práticas parentais e aos problemas de comportamento entre os grupos.por
dc.description.abstractThe work presented, has, as main objective, investigate if the families signaled in the system for promoting and protecting, represents children with more behavior problems and, consequently, increases risky educational practices. For that was analyzed 53 families divided into two groups and see if they differ in parental practices and behavior problems: Families with at least one child with a process of promotion and protection applied judicially and beneficiaries of Social Insertion Income (Group A) and Families whose children have never been in the process of promotion and protection but also benefit from the Social Insertion Income (Group B). To achieve these objectives was adopted a methodology for quantitative research, using inferential statistics. Were used the instruments Adult-Adolescent Parenting Inventory (AAPI-2) to assess parenting practices, and the Child Behavior Questionnaire (CBCL 6-18) to measure behavior problems. In general, the results showed no differences in what concernes to parenting and behavior problems between both groups.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectProblemas de comportamentopor
dc.subjectPráticas de riscopor
dc.subjectFamilypor
dc.subjectBehavior problemspor
dc.subjectParental practicespor
dc.titleProblemas de comportamento nas crianças: decorrência de práticas parentais desadequadas?por
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc159.922.7-
dc.subject.udc316.356.2-
dc.identifier.tid201111276-
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

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