Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/26912

TitleDesenvolvimento do raciocínio matemático e as práticas de comunicação numa aula
Author(s)Domingues, Cláudia
Martinho, Maria Helena
KeywordsRaciocínio matemático
Comunicação matemática
Práticas letivas
Issue date2012
PublisherSociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM)
Abstract(s)Este artigo analisa as práticas comunicacionais presentes numa aula de matemática inserida num estudo sobre o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos de uma turma de 9º ano. Para tal, apresentam-­‐se os raciocínios na realização de uma tarefa de uma aula e analisam-‐se as práticas comunicacionais envolvidas nessa aula. O estudo seguiu uma metodologia interpretativa com uma estratégia de investigação de estudo de caso em que o caso foi a turma. Os raciocínios dos alunos foram analisados com base em categorias referentes ao processo de generalização e ao processo de prova. Verificou-­‐se que o processo de conjeturar dos alunos foi acompanhado de justificação e que houve alunos que se convenceram com base em argumentos empíricos enquanto outros alunos produziram uma prova a partir dos raciocínios dedutivos realizados na exploração. Constatou-­‐se a importância da discussão coletiva para o desenvolvimento de noção de prova matemática dos alunos. Concluiu-­‐se, ainda, a importância do desenvolvimento da comunicação na explicitação dos raciocínios no desenvolvimento da capacidade de raciocinar matematicamente.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/26912
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Atas_EIEM_2012_Claudia.pdf911,52 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID