Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/26907

TítuloO processo construtivo dos paços régios medievais portugueses nos séculos XV-XVI : o Paço Real de Sintra
Autor(es)Melo, Arnaldo Sousa
Ribeiro, Maria do Carmo Franco
Palavras-chaveHistória da construção
Processo construtivo
Paços régios medievais
Paço Real de Sintra
Séculos XV e XVI
Data2013
EditoraCentro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM)
Resumo(s)O presente artigo constitui um contributo para o conhecimento do processo construtivo dos paços régios medievais portugueses, na transição dos séculos XV para o XVI. Através do estudo das intervenções realizadas em 1507-1510 no Paço Régio de Sintra foi possível avaliar diversos aspetos do modo de construir nesse período, nomeadamente ao nível dos trabalhos prévios, como a planifcação, o projeto e a implementação da obra, mas também, as técnicas de construção de alicerces, paredes, vãos, telhados e de estruturas de abastecimento de água. Na realidade, este trabalho documenta e analisa as várias fases do processo construtivo, incluindo as atividades relacionadas com os acabamentos, onde se destacam as técnicas de revestimento e decoração, nomeadamente o uso da cal, de variadas tintas, de azulejos e de vidros. A organização do estaleiro, a constituição das equipas, a especialização do trabalho, bem como os materiais utilizados, constituem ainda outras perspetivas privilegiadas de análise neste estudo.
Cet article présente une contribution à la connaissance du processus de bâtir les palais royaux médiévaux portugais, dans la transition des XVème et XVIème siècles. L’étude des interventions menées en 1507-1510 dans le Palais Royal de Sintra (Lisbonne) a permis d’évaluer divers aspects de la construction dans cette période, notamment le projet et l’implantation du bâtiment, mais aussi les techniques de construction des fondations, mur et baies, les couvertures et les structures d’approvisionnement de l’eau. En fait, cette étude documente et analyse les diférentes étapes du processus de construction, y compris les activités liées aux fnitions, qui mettent en valeur les techniques de revêtement et de décor, notamment l’utilisation de la chaux, des couleurs diverses, azulejos et verre. L’organisation du chantier, la formation des équipes, la spécialisation du travail, ainsi que les matériaux, sont autres perspectives de l’analyse privilégiés dans cette étude.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/26907
ISBN978-989-8612-08-3
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DH - Capítulos de Livros/Book Chapters


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID