Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/26767

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCasal, João-
dc.contributor.authorSousa, Paula Cristina Pereira Cardoso de-
dc.contributor.authorAfonso, Nuno-
dc.contributor.authorLencastre, José Alberto-
dc.date.accessioned2013-12-06T11:51:59Z-
dc.date.available2013-12-06T11:51:59Z-
dc.date.issued2013-07-
dc.identifier.isbn978-989-97374-2-6-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/26767-
dc.description.abstractA concepção de software, em particular o educativo, é cada vez mais um processo que obriga o seu autor a aproximar-se dos utilizadores. Neste âmbito, surgem modelos de avaliação de usabilidade que guiam o developer desde a ideia à implementação, transformando-o num investigador capaz de prever com exatidão a aceitabilidade do seu produto. Este artigo apresenta o processo de concepção de um website seguindo o modelo ADDIA do Instructional Design. Nesse contexto, descrever-se-ão os métodos e técnicas de recolhas de dados, para avaliação de usabilidade, associados à investigação preliminar, à avaliação heurística e aos testes com utilizadores semelhantes a utilizadores finais. Em cada uma destas fases apresentar-se-ão os resultados e uma análise fundamentada dos mesmos. Concluindo, realizar-se-á uma reflexão sobre as mais-valias desta forma de concepção de software, que se apuraram ao longo de um processo que levou a uma taxa de satisfação dos utilizadores de 91%.por
dc.description.abstractNowadays, software development, particularly educational, is a process that forces the author to draw nearer the potential users. In this context, arise the models of usability evaluation that guide the developer from the idea to the implementation, transforming him into a researcher capable of accurately predict the acceptability of his product. This article presents the design process of a website, following the Instructional Design ADDIA model. In order to gather data for usability evaluation of preliminary investigation, heuristic tests and tests with users similar to end-users, methods and techniques will be described. The results of each of these phases will be presented and analyzed. Ultimately, a reflection will be made about the capital gains of this form of software design, based on the results observed on the usability tests, namely the 91% of user satisfaction obtained.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectUsabilidadepor
dc.subjectInstructional designpor
dc.subjectAvaliação heurísticapor
dc.subjectAvaliação com utilizadorespor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectHeurísticapor
dc.subjectUtilizadorespor
dc.subjectUsabilitypor
dc.subjectEvaluationpor
dc.subjectHeuristicpor
dc.subjectUser evaluationpor
dc.titleLocusMovie : concepção de um software de olhos postos na meta : os utilizadorespor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage1421por
oaire.citationEndPage1433por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
oaire.citationTitleVIII Conferência Internacional de TIC na Educaçãopor
sdum.conferencePublicationVIII Conferência Internacional de TIC na Educaçãopor
Aparece nas coleções:CAlg - Artigos em livros de atas/Papers in proceedings
CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
(2013) LOCUSMOVIE - CONCEPCAO DE UM SOFTWARE DE OLHOS POSTOS NA META OS UTILIZADORES.pdf549,76 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID