Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/26571
Título: | O abandono dos estudantes no Ensino Superior: um estudo na Universidade do Minho |
Autor(es): | Almeida, Leandro S. Vasconcelos, Rosa Mendes, Tatiana |
Palavras-chave: | Ensino Superior Abandono Insucesso Escolar Adaptação académica |
Data: | 2008 |
Editora: | Universidade da Coruña / Universidade do Minho |
Revista: | Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación |
Resumo(s): | No quadro de um estudo sobre o abandono académico no Ensino Superior, mais especificamente na Universidade do Minho, descrevem-se algumas características dos alunos que abandonaram e as razões que apontaram como justificação do seu abandono. Da mesma forma, registam-se algumas sugestões avançadas para poderem retomar o seu curso. Os resultados obtidos sugerem uma taxa mais elevada de abandono em alunos dos dois primeiros anos de frequência universitária, e em particular do 1.º ano. Em maior percentagem estes alunos não entraram num curso de 1.ª opção vocacional, e são maioritariamente do sexo masculino. Não são frequentes os problemas de relacionamento com os professores e com os colegas, não se constituindo por isso em razões importantes das taxas de abandono. A actividade laboral, os constrangimentos familiares e a fraca flexibilidade dos horários das aulas por parte da instituição surgem como as justificações mais mencionadas pelos ex-alunos para o seu abandono académico, aparecendo também a maior flexibilização dos horários como principal requisito para um eventual retomar do curso. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/26571 |
ISSN: | 1138-1663 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem DET/2C2T - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
6.3.17.pdf | Full text | 550,68 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |