Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/26313

TítuloEstudo do comportamento de betumes envelhecidos modificados com rejuvenescedores
Autor(es)Abreu, Liliana
Oliveira, Joel
Silva, Hugo Manuel Ribeiro Dias da
Palha, Daniela
Fonseca, Paulo
Gomes, Vitor
Pereira, Paulo A. A.
Palavras-chaveBetumes envelhecidos
Rejuvenescedores
Comportamento de betumes
DataNov-2013
EditoraCongreso Ibero-Latinoamericano del Asfalto (CILA-Guatemala)
Resumo(s)En la actualidad, la necesidad de tornar más sostenible todo lo que nos rodea ha llevado a otorgar mayor preocupación para innovar y desarrollar nuevas técnicas para utilizar los recursos naturales de manera más eficiente. En el dominio de los firmes, esta preocupación se ha asociado desde hace algunos años a la reciclaje de material fresado, independientemente de la técnica utilizada. Teniendo en cuenta las limitaciones que se pueden encontrar cuando se trata de asfalto reciclado, en este estudio se discute con mayor profundidad la necesidad de uso de rejuvenecimiento. Para entender cómo se comportan los bitúmenes cuando se adiciona un aditivo de rejuvenecimiento, en este trabajo se analiza cuatro aditivos diferentes, basadas en lo mismo betún inicial. Por lo tanto, se llevan a cabo pruebas convencionales para caracterizar bitúmenes (penetración, punto de ablandamiento y viscosidad dinámica a varias temperaturas) y pruebas de reología con el fin de evaluar el comportamiento de asfalto rejuvenecido en diferentes condiciones de aplicación de la carga, en comparación con un betún nuevo convencional.
Atualmente a necessidade de tornar mais sustentável tudo aquilo que nos rodeia tem conduzido a una maior preocupação em inovar e desenvolver novas técnicas que permitam utilizar os recursos naturais de uma forma mais eficiente. Na área dos pavimentos esta preocupação esteve durante alguns anos associada à reciclagem de material fresado (MF), independentemente da técnica utilizada. Tendo em atenção as limitações que podem ser encontradas quando se tratam de misturas betuminosas recicladas (MBRs), neste estudo é abordada de forma mais profunda a necessidade de utilização de rejuvenescedores. No sentido de compreender a forma como os betumes se comportam quando lhes é adicionado um rejuvenescedor, neste trabalho são analisados quatro aditivos distintos, tendo por base o mesmo betume inicial. Assim, são realizados ensaios de caracterização corrente de betumes (penetração, ponto de amolecimento e viscosidade dinâmica a várias temperaturas) e ensaios de caracterização reológica de modo a avaliar o comportamento do betume rejuvenescido em diferentes condições de aplicação de carga, por comparação com um betume convencional novo.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/26313
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
286-5-280.pdf
Acesso restrito!
Artigo164,22 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID