Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/26093

TítuloA imagem como linguagem
Autor(es)Lencastre, José Alberto
Chaves, José Henrique
Palavras-chaveImagem em educação
DataSet-2007
EditoraUniversidad de A Coruña
RevistaRevista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación
Resumo(s)O ensino pela imagem é importante na medida em que marca o reconhecimento da imagem já não apenas como um auxiliar que pode servir outras linguagens, mas enquanto linguagem específica, com valor próprio. É objectivo do ensino pela imagem facilitar aos alunos recursos e mecanismos de representação que permitam obter a maior quantidade de informação acerca da imagem analisada. É «ler». Mas ler uma imagem não é fácil, pois a nossa visão selecciona só o que nos chama a atenção, sendo assim uma leitura parcial. Existe um modo de diminuir os riscos de más interpretações (leituras redutoras) das imagens por parte dos alunos: alfabetizá-los visualmente. Este artigo resulta de um trabalho de investigação no âmbito do Mestrado em Educação, na Universidade do Minho, sobre o estudo da imagem em educação e tem como objectivo dar uma contributo para a reflexão sobre o ensino pela imagem, particularmente quando nos referimos ao processo de comunicação e interacção na sala de aula.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoPublicado em "Revista galego-portuguesa de psicoloxía e educación: revista de estudios e investigación en psicología y educación, ISSN 1138-1663, Vol. Extra 1, 2007"
URIhttps://hdl.handle.net/1822/26093
ISSN1138-1663
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Lencastre_A_imagem_como_linguagem_Galaico2007.pdf200,12 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID