Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/26093

TitleA imagem como linguagem
Author(s)Lencastre, José Alberto
Chaves, José Henrique
KeywordsImagem em educação
Issue dateSep-2007
PublisherUniversidad de A Coruña
JournalRevista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación
Abstract(s)O ensino pela imagem é importante na medida em que marca o reconhecimento da imagem já não apenas como um auxiliar que pode servir outras linguagens, mas enquanto linguagem específica, com valor próprio. É objectivo do ensino pela imagem facilitar aos alunos recursos e mecanismos de representação que permitam obter a maior quantidade de informação acerca da imagem analisada. É «ler». Mas ler uma imagem não é fácil, pois a nossa visão selecciona só o que nos chama a atenção, sendo assim uma leitura parcial. Existe um modo de diminuir os riscos de más interpretações (leituras redutoras) das imagens por parte dos alunos: alfabetizá-los visualmente. Este artigo resulta de um trabalho de investigação no âmbito do Mestrado em Educação, na Universidade do Minho, sobre o estudo da imagem em educação e tem como objectivo dar uma contributo para a reflexão sobre o ensino pela imagem, particularmente quando nos referimos ao processo de comunicação e interacção na sala de aula.
TypeConference paper
DescriptionPublicado em "Revista galego-portuguesa de psicoloxía e educación: revista de estudios e investigación en psicología y educación, ISSN 1138-1663, Vol. Extra 1, 2007"
URIhttp://hdl.handle.net/1822/26093
ISSN1138-1663
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lencastre_A_imagem_como_linguagem_Galaico2007.pdf200,12 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID