Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/26025

TitleAquisição de valores no âmbito das actividades desportivas nos currículos transversais
Author(s)Martins, Carma Natalina Pires
Pereira, Beatriz Oliveira
Petrica, João Manuel
KeywordsOrganização curricular
Currículos transversais
Educação Física
Valores desportivos
Issue date2013
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
Abstract(s)A escola, através dos currículos e modelos curriculares que oferece, adquire inevitavelmente, um papel de relevo, enquanto ambiente privilegiado de promoção de competências sociais, pessoais e de desenvolvimento das capacidades necessárias para a formação dos nossos cidadãos. Partindo do pressuposto de que a escola tem a função de responder às necessidades de aprendizagem desta sociedade, interligando-a com o veloz desenvolvimento das novas tecnologias informáticas e de que o modelo curricular baseado em disciplinas, na fragmentação dos conteúdos e compartimentação do trabalho não corresponde às exigências da sociedade do Séc. XXI, surge a nossa investigação. Um estudo interpretativo que pretende compreender o modelo curricular de uma escola internacional, cuja organização curricular se baseia na PYP (Primary Years Programme) e no MYP (Middle Years Programme), modelo curricular integrado, trabalhado e organizado por temas transdisciplinares e supervisionado pelo International Baccaulareate (IB), que se contrapõe claramente ao modelo educativo tradicional, estruturado de forma linear e disciplinar, onde as disciplinas estão fragmentadas e isoladas uma das outras. Por outro lado, pretendemos perceber quais os valores no desporto em 3 dimensões (Valores Morais, de Competência e de Status) que são apreendidos, incutidos e trabalhados pelos alunos que usufruem de um programa da educação física e desportivo articulado e trabalhado de forma transdisciplinar. Metodologicamente pauta-se pela descrição e análise de documentos, entrevista semiestruturada ao coordenador e responsável pelo programa da educação física e a aplicação do questionário Youth Sport Values Questionnaire YSVQ-2 de Lee & Whitehead (2002) aos alunos, expressamente selecionados e adaptados para o feito.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/26025
ISBN978-972-8952-27-3
Publisher versionhttp://www.ciec-uminho.org/
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID