Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25887

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro-
dc.contributor.authorCoutinho, Clara Pereira-
dc.date.accessioned2013-10-30T11:47:13Z-
dc.date.available2013-10-30T11:47:13Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/25887-
dc.description.abstractA integração da tecnologia no processo de ensino/aprendizagem não tem trazido grande sucesso educativo, tendo-se constatado que o apetrechamento das escolas com ferramentas educativas não é uma solução por si só. Tornase necessário refletir sobre esta integração, surgindo um modelo teórico que interliga três componentes (pedagogia, tecnologia e conteúdo) com o contexto em que se está inserido. No caso particular da Matemática, este referencial denomina-se de TPACK matemático e desenvolve-se em torno de quatro grandes áreas: conceção e desenvolvimento de experiências e ambientes digitais de aprendizagem; ensino, aprendizagem e currículo matemático; análise e avaliação; produtividade e prática profissional. No entanto, não há uma aquisição imediata do TPACK por parte dos professores de Matemática, precisando de passar por um processo de cinco etapas para enfrentarem a decisão final de aceitar ou rejeitar uma tecnologia específica para o ensino da Matemática.por
dc.description.abstractThe integration of technology in the teaching/learning process hasn’t brought great success to education because it was found that the equipment of schools with educational tools is not a solution in itself. It is necessary to reflect about this integration, emerging a theoretical model that links three components (pedagogy, technology and content) to the context in which it is inserted. In the particular case of Mathematics, this reference is called Mathematics TPACK and is developed around four major areas: designing and developing digital-age learning environments and experiences; teaching, learning and the mathematics curriculum; assessment and evaluation; productivity and professional practice. However, there isn’t an immediate acquisition of TPACK by Mathematics teachers; they need to go through a five step process to face the final decision to accept or reject a particular technology for Mathematics teaching.por
dc.description.abstractL’intégration de la technologie dans le processus d’enseignement/apprentissage n’a pas apporté beaucoup de succès à l’éducation, on constate que l’équipement des écoles des outils pédagogiques n’est pas une solution en soi. Il est nécessaire de tenir compte de cette intégration, ayant émergé un nouveau modèle théorique qui lie trois composantes (la pédagogie, la technologie et le contenu) au contexte dans lequel elle est insérée. Dans le cas particulier de la Mathématique, cette référence est appelé le TPACK de la mathématique qui se développe autour de quatre grands domaines: l›expérience de conception et de développement de ressources éducatifs digitales et d›environnements numériques de l›apprentissage; l›enseignement, l›apprentissage des programmes de mathématiques; l›analyse et l›évaluation; et la pratique et la productivité professionnelle. Toutefois, l` acquisition du TPACK par les enseignants de mathématique n´est pas immédiate, il faut besoin de passer par un processus en cinq étapes pour faire face à la décision finale d›accepter ou de rejeter une technologie particulière pour l›enseignement des mathématiques.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Coimbrapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTecnologia Educativapor
dc.subjectTPACKpor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEducational technologypor
dc.subjectMathematicspor
dc.subjectTechnologie de l’éducationpor
dc.subjectMathématiquespor
dc.titleEnsinar Matemática com TIC: em busca de um referencial teóricopor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage91por
oaire.citationEndPage109por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleRevista portuguesa de pedagogiapor
oaire.citationVolume46por
sdum.journalRevista Portuguesa de Pedagogiapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2013-Ensinar Matemática com TIC-em busca de um referencial teórico.pdf250,76 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID