Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25853

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Judite Zamith-
dc.date.accessioned2013-10-22T15:11:20Z-
dc.date.available2013-10-22T15:11:20Z-
dc.date.issued2013-07-03-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/25853-
dc.description.abstractA investigação qualitativa e quantitativa, em ambiente não institucional, utiliza desenhos, palavras escritas e falas de cerca de 90 crianças (4-12 anos), que vivem na região Norte de Portugal. Na visão naturalista e etnográfica, a linguagem em contexto é uma perspetiva cognitivo-narrativa, em que o significado é diverso nas realidades múltiplas: «desenha a tua família… uma pessoa; escreve, desenha (ou conta) o que te faz contente/triste… o que te mete medo… o que te faz ficar zangada/o… o que desejas no futuro?» Em entrevistas semiestruturadas, individuais e face a face, a/os adultos foram estudantes do atual curso de Educação Básica, da Universidade do Minho. Fenómenos de violência intrafamiliar e extrafamiliar foram descritos, codificados (idade, género, contexto habitacional, áreas escolares fortes e fracas, habilitações e profissões de progenitores…) e interpretados nos textos e representações visuais. A atribuição de significado a violência conduziu a atual análise local e heterogénea de características dos heróis de relatos, dos enredos concretos e da evolução das ações daqueles, dito que crianças estabeleçam um saber abstrato sobre o que acontece (ou deve acontecer) numa «boa» história de vida. Em crianças possuímos padrões narrativos, pelo que definiram alvos para os protagonistas de histórias e figuras desenhadas, fazendo-os reagir de modo a se explicarem sobre os seus lugares na família (in)feliz; o que sinto/penso sobre medos, brigas e tristezas?» Palavras-chave: criança; violência familiar; abuso; género; psicologia narrativa.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectAfetopor
dc.subjectDesenhopor
dc.subjectMaus-tratospor
dc.titleCrianças e famílias : retratos de emoção e análise de discurso de maus tratospor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate03 - 06 Jul. 2013por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage995por
oaire.citationEndPage1071por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleIX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS 2013)por
sdum.conferencePublicationIX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS 2013)por
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Livro de Atas.pdfDocumento principal722,56 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID