Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25808

TítuloAvaliação das técnicas de otimização para motores de busca
Autor(es)Quintana, Alexandra Diana Ccoicca
Orientador(es)Soares, Filipe de Sá
Data2012
Resumo(s)Os motores de busca são ferramentas indispensáveis na pesquisa de informação na web. A sua finalidade é fornecer resultados relevantes aos seus utilizadores de modo que fiquem satisfeitos. Uma das formas de o conseguirem é através da indexação, que lhes permite guardar informação útil. No entanto, devido à quantidade exorbitante de sites na web, as suas políticas de indexação mudam periodicamente. A forma de como eles operam exatamente não é conhecida e mantém-se como um segredo de negócio, uma vez que as páginas web listadas nos seus resultados de busca podem ficar banidas de um dia para outro. A esse processo de se posicionar nos motores de busca chama-se SEO (Search Engine Optimization), que é um conjunto de técnicas de otimização que os sites usam para conseguir visibilidade nos motores de busca. O trabalho tem como objeto de estudo a avaliação das técnicas SEO correntes, White Hat SEO e Black Hat SEO. No entanto a avaliação está focada em White Hat SEO por estas serem as técnicas aceites pelos motores de busca. A avaliação inclui análises de três sites com diferentes tópicos e a sua implementação das técnicas SEO. O diagnóstico inicial foi feito mediante ferramentas para webmasters, que permitiram obter os fatores que impediam a visibilidade nas SERP (Search Engine Results Page). Em relação à implementação das técnicas, foram usadas ferramentas da análise, com os quais se monitorizou o comportamento de cada um deles. A parte complementar da avaliação foi a criação de um site (site de teste) baseado nas orientações dos motores de busca mais conhecidos. Uma comparação entre as técnicas SEO implementadas nos “sites analisados” e no “site de teste” determinou a eficácia das mesmas. É de notar que uma listagem das técnicas SEO mais eficazes permite aos proprietários de sites criar páginas web de qualidade, com códigos simples, interface amigável e conteúdo otimizado, ajudando os motores de busca na indexação, e os utilizadores na busca de informação. Palavras-chave: Otimização para motores de busca, otimização de sites, técnicas SEO, avaliação das técnicas SEO, black hat SEO, white hat SEO, ferramentas analytics, ferramentas para webmasters.
Search engines are essential tools when it comes to searching for information on the web. Its purpose is to provide relevant results to its users so that they are satisfied. One of the ways to achieve it is through indexing, which allows them to store useful information. However, due to the exorbitant amount of websites on the web, indexing policies change periodically. Their exact way of operation is unknown and remains a business secret, since the web pages listed in their search results may be banned from one day to another. The process of positioning in the search engines is called SEO (English, Search Engine Optimization), which is a set of optimization techniques that websites use in order to get visibility in search engines. The study's goal is assessing the current SEO techniques, White Hat SEO and Black Hat SEO. However the assessment is focused on White Hat SEO, due to the fact that they are accepted by search engines. The assessment includes analyzes of three sites with different topics and implementation of SEO techniques. The initial diagnosis was made through webmaster tools, which allowed getting the factors that obstructed visibility in SERP (Search Engine Results Page). Regarding the implementation of the techniques, analysis tools were used, which monitored the behavior of each of them. The complementary part of the evaluation was to create a site (test site) based on the guidelines of popularity search engines. A comparison between SEO techniques implemented in "sites analyzed" and "test site" determined their effectiveness. It is noted that a listing of the most effective SEO techniques allows website owners to create quality websites, with simple codes, a user-friendly interface and an optimized content, benefiting the search engines in the indexing and users in finding information. Keywords: Search Engine Optimization, SEO, SEO techniques, SEO techniques evaluation, black hat SEO, white hat SEO, analytics tools, webmaster tools.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Sistemas de Informação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25808
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RelDissert_AlexandraQuintana_2012vf9.pdf2,61 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID