Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/25513
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira Júnior, Ailton Paulo de | - |
dc.contributor.author | Fernandes, José António | - |
dc.contributor.author | Neto, Gustavo Alves Caetano | - |
dc.contributor.author | Prata, Alessandra Nepomuceno | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-07T09:05:50Z | - |
dc.date.available | 2013-10-07T09:05:50Z | - |
dc.date.issued | 2013-09 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/25513 | - |
dc.description.abstract | A partir da utilização de conceitos da geometria e da ludicidade do jogo da roleta, foi desenvolvida uma sequência didática pensando em possibilitar aos alunos do Ensino Médio uma melhor apreensão dos conceitos básicos da probabilidade. A opção pelo uso da geometria no ensino de probabilidade oferece ao estudante a oportunidade de rever alguns conceitos geométricos, que resgatem a construção do conhecimento matemático. A sequência foi aplicada a turmas do 3º ano do Ensino Médio de duas escolas estaduais em Minas Gerais, Brasil. Antes da aplicação da sequência didática, aplicamos um teste diagnóstico visando aferir o nível de conhecimento dos alunos acerca dos conceitos básicos de probabilidade. Posteriormente a aplicação da mesma sequência didática, aplicamos um teste final para comparar os resultados deste teste com o resultado do teste diagnóstico inicial. Por fim, aplicamos um questionário para saber o nível de aceitação dos alunos das atividades propostas. A realização de experimentos de probabilidade utilizando estratégias lúdicas, como o jogo da roleta, foi apreciada pelos alunos, identificado pelas declarações de aceitação das atividades, e contribuiu para uma aprendizagem significativa dos conceitos básicos da probabilidade indicados por um melhor resultado no teste final de conhecimento quando comparado aos conhecimentos iniciais. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Sociedad de Educación Matemática Uruguaya | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Probabilidade | por |
dc.subject | Geometria | por |
dc.subject | Jogo | por |
dc.subject | Ensino Médio | por |
dc.title | O ensino de probabilidade a partir da geometria para alunos do ensino médio: o jogo da roleta | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 16 - 20 set. 2013 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 2099 | por |
oaire.citationEndPage | 2106 | por |
oaire.citationConferencePlace | Montevideo, Uruguay | por |
oaire.citationTitle | VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática | por |
sdum.conferencePublication | VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013 VIICIBEMb.pdf | 128,87 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |