Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25319

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerraz, Daniela-
dc.contributor.authorFerreira, Maria José-
dc.contributor.authorGomes, Maria João-
dc.date.accessioned2013-09-26T11:22:53Z-
dc.date.available2013-09-26T11:22:53Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/25319-
dc.description.abstractO texto descreve um estudo desenvolvido no âmbito do plano de Intervenção Pedagógica Supervisionada inserido da unidade curricular Estágio Profissional, do 2º ano do Mestrado em Ensino de Informática, cujo objetivo principal foi aferir o contributo do webfólio reflexivo enquanto instrumento, quer de construção, quer de avaliação de aprendizagens de alunos do 12º ano de escolaridade do curso de Ciências e Tecnologias, de uma escola do Porto. A escolha do Webfólio como foco da intervenção prendeu-se com o seu enquadramento na abordagem pedagógica que se pretendeu implementar: o aluno enquanto elemento central e principal responsável pelo seu processo de ensino-aprendizagem, no sentido de fomentar a sua autonomia, reflexividade e capacidade de iniciativa. Os alunos foram incentivados a desenvolver o seu portefólio na Internet ao longo do ano letivo. Com o intuito de percecionar a relevância que estes conferiram ao desenvolvimento dos portefólios, recolhemos junto dos mesmos dados que nos permitiram corroborar os pressupostos teóricos relativos à utilização deste instrumento capaz de promover a sua autonomia no processo de aprendizagem, a sua autorregulação, a sua capacidade crítica e reflexiva, e enquanto forma de avaliação. Nesta comunicação daremos conta das principais conclusões retiradas a partir desta experiência pedagógica.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPortefóliospor
dc.subjectPortfoliopor
dc.subjectWebfoliopor
dc.titleWebfolio de aprendizagem : contributos para a promoção da autonomia e reflexividade em estudantes do 12º ano de escolaridadepor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewednopor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate11 - 13 Set. 2013por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage6599por
oaire.citationEndPage6615por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
sdum.conferencePublicationXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DF_MJS_MJG_Atas XII GP2.pdfDocumento único1,31 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID