Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/25319
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferraz, Daniela | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Maria José | - |
dc.contributor.author | Gomes, Maria João | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-26T11:22:53Z | - |
dc.date.available | 2013-09-26T11:22:53Z | - |
dc.date.issued | 2013-09 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/25319 | - |
dc.description.abstract | O texto descreve um estudo desenvolvido no âmbito do plano de Intervenção Pedagógica Supervisionada inserido da unidade curricular Estágio Profissional, do 2º ano do Mestrado em Ensino de Informática, cujo objetivo principal foi aferir o contributo do webfólio reflexivo enquanto instrumento, quer de construção, quer de avaliação de aprendizagens de alunos do 12º ano de escolaridade do curso de Ciências e Tecnologias, de uma escola do Porto. A escolha do Webfólio como foco da intervenção prendeu-se com o seu enquadramento na abordagem pedagógica que se pretendeu implementar: o aluno enquanto elemento central e principal responsável pelo seu processo de ensino-aprendizagem, no sentido de fomentar a sua autonomia, reflexividade e capacidade de iniciativa. Os alunos foram incentivados a desenvolver o seu portefólio na Internet ao longo do ano letivo. Com o intuito de percecionar a relevância que estes conferiram ao desenvolvimento dos portefólios, recolhemos junto dos mesmos dados que nos permitiram corroborar os pressupostos teóricos relativos à utilização deste instrumento capaz de promover a sua autonomia no processo de aprendizagem, a sua autorregulação, a sua capacidade crítica e reflexiva, e enquanto forma de avaliação. Nesta comunicação daremos conta das principais conclusões retiradas a partir desta experiência pedagógica. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Portefólios | por |
dc.subject | Portfolio | por |
dc.subject | Webfolio | por |
dc.title | Webfolio de aprendizagem : contributos para a promoção da autonomia e reflexividade em estudantes do 12º ano de escolaridade | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | no | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 11 - 13 Set. 2013 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 6599 | por |
oaire.citationEndPage | 6615 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationTitle | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
sdum.conferencePublication | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DF_MJS_MJG_Atas XII GP2.pdf | Documento único | 1,31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |