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https://hdl.handle.net/1822/25278
Título: | A influência das atividades laboratoriais do tipo P.O.E com recurso à utilização de modelos na reconstrução do conhecimento dos alunos : um estudo centrado na temática "Atividade vulcânica" do 7º ano de escolaridade |
Autor(es): | Pimenta, José Rafael Oliveira Gonçalves |
Orientador(es): | Sousa, Maria Manuela Fonseca e Borges, Francisco Alberto Marques |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Apesar da discussão, com mais de um século, em torno da questão da utilização
das atividades laboratoriais (AL) no ensino das ciências, elas são constantemente
consideradas como um recurso de grande valor na educação em ciências e,
particularmente, na educação em Geologia, cujas especificidades, como a grande escala
temporal e dimensão geográfica, dificultam ou impossibilitam a reprodução de alguns
dos seus fenómenos nos laboratórios de ciências. A solução poderá passar pelo recurso,
em laboratório escolar, a modelos de fenómenos e de processos geológicos,
ultrapassando-se, assim, pelo menos de forma parcial, as dificuldades associadas à
realização de AL no ensino das ciências da Terra.
As AL predominantes nos manuais escolares exigem um reduzido envolvimento
do aluno, sobretudo a nível cognitivo. Recorrendo a AL do tipo Prevê-Observa-Explica
(P.O.E.) contribuir-se-á para contrariar esta tendência, uma vez que estas pretendem que
a aprendizagem de conhecimento conceptual se realize por intermédio da promoção da
(re)construção das ideias que os alunos possuem sobre determinado assunto, e que
precisam de testar de maneira a encontrarem dados que as suportem ou as coloquem em
causa, implicando, assim, uma participação mais ativa da parte deles.
Este Projeto consistiu, pois, na realização de duas AL do tipo P.O.E., com
recurso à utilização de modelos, que incidiram na abordagem de assuntos relativos à
temática ‘Atividade vulcânica’, do 7º ano de escolaridade. Pretende-se, com ele,
perceber, sobretudo, da influência dessas atividades na reconstrução do conhecimento
dos alunos, nos assuntos abordados.
Os resultados obtidos mostram, na generalidade, uma clara evolução nas ideias
manifestadas pelos alunos e, consequentemente, no seu conhecimento acerca dos
assuntos tratados, mas também uma muito boa recetividade da parte deles em relação ao
tipo de atividades implementadas.
Recomenda-se, portanto, um maior recurso a este tipo de AL nas aulas de
ciências. Although the discussion with more than a century, around the issue of the use of laboratory activities (LA), they are constantly considered as a resource of great value in science education, particularly in the instruction of Geology, whose specificities, as the large-scale temporal and geographical size, difficult or make impossible to demonstrate some of its phenomena in science labs. The solution could be the use of models which simulate phenomena and geological processes, in school lab, to overcome, at least partially, the difficulties associated with conducting laboratory activities in the teaching of Earth science. The prevalent LA included in textbooks require a reduced student involvement, especially at the cognitive level. Using the LA type Preview-Observe-Explain (P.O.E.) will help to counteract this trend, since they claim that the learning of conceptual knowledge takes place through the promotion of (re)construction of the ideas that students have about a certain subject, and they need to test in order to find data that support those ideas or put them in question, thus implying a more active participation on their part. This project consisted therefore in achieving two LA type P.O.E., with the use of models, which focused on approaching issues related to the theme 'Volcanic activity', from 7th grade. The main purpose is to realize the influence of those activities on the reconstruction of students' knowledge in the subjects covered. The results show, in general, a clear evolution in the ideas expressed by the students and, consequently, on their understanding of the subject matter, but also a very good receptivity from them regarding the type of activities implemented. It is recommended, therefore, an increased use of this type of LA in science classes. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25278 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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