Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/25272
Título: | Autorregulação da aprendizagem em biologia no ensino secundário : um estudo sobre os processos de aprendizagem na unidade "Obtenção de matéria - heterotrofia e autotrofia" do 10º ano de escolaridade |
Autor(es): | Abreu, Flávia Alexandra Rodrigues |
Orientador(es): | Vilaça, Teresa |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | A intervenção pedagógica foi realizada numa escola EB 2/3 e secundária de Braga, no
curso ‘científico-humanístico de ciências e tecnologias’, no âmbito da autorregulação da
aprendizagem em biologia no Ensino Secundário, na unidade ‘Obtenção de matéria –
heterotrofia e autotrofia’, numa turma do 10º ano de escolaridade (N=24). Optei por esta
intervenção por ter diagnosticado na primeira parte do estágio necessidades de aprendizagem na
maioria dos alunos dessa turma, nomeadamente a falta de capacidade para autorregular a sua
aprendizagem, desmotivação para aprender e baixo rendimento escolar. Assim, este projeto de
intervenção pedagógica foi planeado com o objetivo de dar resposta a essas necessidades, pois
pretendi reverter as mesmas através da promoção da autorregulação da aprendizagem. Como
tal, a implementação do plano de intervenção visou potenciar nos alunos: i) a elaboração de
objetivos de aprendizagem, bem como estratégias para os alcançar; ii) a (re)construção do
conhecimento substantivo e epistemológico e processual na unidade de ensino em questão; iii) a
clarificação dos objetivos com que aprendem biologia e geologia; iv) a motivação dos alunos para
a aprendizagem através da sua participação na planificação do processo de ensino e avaliação;
v) o desenvolvimento competências de trabalho cooperativo. Para avaliar o grau de consecução
desses objetivos de intervenção pedagógica procurei: i) caracterizar como evoluiu a capacidade
dos alunos para estabelecer objetivos de aprendizagem e para realizar as tarefas necessárias
para os alcançar; ii) analisar a evolução dos conhecimentos substantivo, epistemológico e
processual na unidade de ensino “Obtenção de matéria – heterotrofia e autotrofia”.
Os dados foram recolhidos através de vários instrumentos que possibilitaram a
triangulação de resultados: questionário inicial sobre as atitudes e comportamentos dos alunos
face às ciências e à unidade de ensino; questionário de conhecimentos sobre a unidade de
ensino (pré e pós-teste); questionário final de autoavaliação; notas de campo.
Os resultados obtidos mostram que de uma forma geral, os alunos evoluíram no sentido
da realização de algumas tarefas necessárias para alcançar os objetivos estabelecidos e
aumentaram medianamente o conhecimento substantivo nesta unidade. As dimensões do
conhecimento processual trabalhadas mostram que a maior parte dos alunos aumentou a sua
competência para formular hipóteses e tirar conclusões a partir de resultados experimentais.
Este projeto de intervenção pedagógica mostra algumas evidências sobre a importância de
promover no futuro a investigação e prática sobre a autorregulação das aprendizagens em
Ciências, a nível da formação inicial dos professores e dos alunos do ensino secundário. This educational intervention was conducted in a school of Basic and Secondary Education in Braga, Portugal, in the Scientific-Humanistic Sciences and Technologies course, in the ambit of the self-regulation of learning in the Biology subject of secondary education, involving a 10th grade class (N = 24). I chose this intervention because I had diagnosed in the first part of the internship specific learning needs in the majority of students of this class, namely the lack of ability to self-regulate their learning, the motivation to learn and poor school performance. Thus, this pedagogical intervention project was planned with the aim of addressing these needs, because I intended to reverse them by promoting the self-regulation of learning. Therefore, the implementation of the intervention plan aimed to foster in students: i) the development of learning objectives and strategies to achieve them; ii) the (re) construction of epistemological, substantive and procedural knowledge in the teaching unit in question; iii) the clarification of goals which they have to learn in biology and geology subjects; iv) student motivation for learning through their participation in the planning of teaching and assessment; v) the development of cooperative work skills. To assess the degree of achievement of these intervention pedagogical goals I sought to i) characterize how the ability of students to establish learning goals and to perform the necessary tasks to achieve them evolved; ii) to analyse the evolution of substantive, epistemological and procedural knowledge in the teaching unit “Obtaining raw - heterotrophy and autotrophy”. Data were collected through the following instruments that enabled the triangulation of results: initial questionnaire on attitudes and behaviours of students in relationship to science and the teaching unit; a questionnaire regarding knowledge on the teaching unit (pre and posttest); a final questionnaire of self-assessment and field notes. The results show that in general, students progressed towards the completion of some tasks necessary to achieve the objectives established and moderately increased their substantive knowledge in this teaching unit. The dimensions of the procedural knowledge which was developed showed that the majority of the students increased their competence to formulate hypotheses and draw conclusions from experimental results. This pedagogical intervention project shows some evidence of the importance of the promotion of future research and practice on the self-regulation of learning in science, at the level of pre-service teacher training and students of secondary education. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25272 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RELATÓRIO DE ESTÁGIO.pdf | 2,08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
ANEXOS.zip | 94,2 MB | Unknown | Ver/Abrir |