Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/25261

TitleOrientação motivacional dos objetivos de realização nas aulas de educação física : estudo comparativo entre ciclos de ensino de uma escola pública e privada
Author(s)Resende, Pedro Alexandre de Oliveira
Advisor(s)Pereira, Paulo Alberto da Silva
KeywordsEstágio
Ensino
Educação física
Motivação
Traineeship
Teaching
Physical education
Motivation
Issue date2012
Abstract(s)Este relatório pretende ser um documento reflexivo e ilustrativo da atividade desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada. Segundo Schön (1987), as aprendizagens mais significativas e duradouras são as que decorrem de experiências concretas e da experimentação ativa, implicando o envolvimento direto dos formandos em atividades e contextos reais de trabalho. Assim, são exploradas as vivências de Estágio, bem como os objetivos definidos e as metas alcançadas, as dificuldades, os problemas, as estratégias de superação e as principais reflexões daí emergentes numa perspetiva construtora da formação enquanto docente. Procurando uma perspetiva biográfica, ecológica e desenvolvimentalista do aprender a ensinar, este documento encontra-se dividido em cinco partes fundamentais. A primeira parte consiste na caracterização geral do estágio e é apresentada a pertinência da realização de um relatório e um enquadramento pessoal. Na segunda parte é realizado um enquadramento da prática profissional, quer a nível institucional, quer a nível funcional. Neste ponto apresentamos o plano geral de intervenção, onde estão contemplados os objetivos, estratégias de conceção, planeamento e realização e avaliação do ensino, sempre justificando a sua relevância à luz do contexto e da literatura. A terceira parte é o resultado da reflexão das vivências sobre a organização e gestão de atividades realizadas pelo núcleo de estágio e pelo departamento de expressões, a participação na escola e a relação com a comunidade. Na quarta parte são apresentadas e discutidas as conclusões do projeto de investigação, que tem por tema a “Orientação motivacional dos objetivos de realização nas Aulas de Educação Física. Estudo comparativo entre ciclos de ensino de uma Escola Pública e Privada”. Por fim, a quinta parte corresponde à sistematização das considerações finais. Novos saberes, novos papéis, uma maior autonomia e um maior sentido de responsabilidade são alguns dos desafios e exigências retratados neste relatório.
The purpose of this report is to be a document that reflects and illustrates the activity developed during the Supervised Teaching Practice. According to Schön (1987), meaningful and lasting learnings are those that come from specific experiences and active experimentation, which implies direct involvement of students in activities and real work. So, the experiences of traineeship, its goals, achievements and difficulties are explored, as well as the problems, the strategies for overcoming these problems and the main reflections attached, in a training construction outlook as teachers. This document is divided into five mains sections, in an attempt to give a biographical, ecological and developmental perspective in learning to teach. The first part consists of a traineeship general characterization, where the main objective is to show the relevance of making a report and a personal framework. In the second part a professional practice framework is created, both on an institutional and functional level. Here we present the general plan of intervention, where are included the objectives, conception strategies, planning, implementation and teaching evaluation, always justifying its relevance bearing in mind the context and literature. The third part is the result of the experiences reflection about the activities arrangement and management, carried out by traineeship and expressions department, the participation in school and the relationship with the community. The conclusions for the research project are presented and discussed in the fourth part, with the theme "Achievement goals for motivational orientation in physical education classes. Comparative study between teaching cycles in a public and private school". Finally, the fifth part addresses to the systematization of final considerations. New knowledge, new roles, greater autonomy and a greater sense of responsibility are some of the challenges and requirements depicted in this report.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física no Ensino Básico e Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/25261
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pedro Alexandre de Oliveira Resende.pdf3,69 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID