Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/25250
Título: | Ler e escrever para aprender ciências da natureza |
Autor(es): | Pedrosa, Cédric Soares |
Orientador(es): | Carvalho, José António Brandão |
Palavras-chave: | Aprender Leitura Escrita Ciências da natureza Projeto Learning Reading Writing Science Project |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O seguinte documento foi elaborado com o objetivo de relatar o estágio
pedagógico no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Esta fase académica
representou um enorme momento de aprendizagem como futuro professor no 1º e 2º
Ciclo do Ensino Básico. De forma gradual, foi promovida a observação,
implementação, avaliação e reflexão de inúmeras estratégias de investigação pedagógica
que sustentaram a melhoria do processo ensino e aprendizagem dos alunos e do
professor estagiário. Proporcionou, simultaneamente, a compreensão do funcionamento
e da organização escolar. Depois de conhecer as dificuldades dos alunos e as prioridades
da professora orientadora, foi desenvolvido um projeto que pretende levar os alunos a
recorrer à leitura e à escrita como ferramenta de aprendizagem para construir e exprimir
conhecimento no domínio das Ciências da Natureza. Na perspetiva do professor
estagiário, pretendeu-se desenvolver competências profissionais que envolvam
conhecimento e problematização dos contextos de prática, assim como, desenvolver
estratégias pedagógicas que sustentam a compreensão e melhoria do processo de ensino
e aprendizagem no 1º e 2ºCiclo do Ensino Básico. Depois de fundamentar os benefícios
que este projeto acarreta, é aqui, relatado e refletido o desenvolvimento do plano geral
de intervenção e feita uma análise de vários materiais produzidos pelos alunos. The following document was elaborate in order to report a teaching internship under (Supervised Practice of Teaching) Prática do Ensino Supervisionada, in the University of Minho. This academic phase represents an important learning period for a future primary school teacher. In general terms, the observation, implementation, evaluation and reflection of several strategies of pedagogical investigation were promoted, which can improved the teaching-learning process for students and the trainee teacher. It also allowed a better understanding of the school’s function and organization. After knowing the student's difficulties and the mentor’s priorities, a project was developed in order to teach students how to use their reading and writing skills as a learning tool for building and expressing knowledge on Science of Nature. From the teacher’s perspective, the intention was to develop professional skills involving the knowledge and awareness of problems in the teaching practice as well as pedagogic strategies, which can maintain the continuing comprehension and improvement of the teaching-learning process in primary schools. After fundamenting the benefits of this project, it continues explaining the development of this intervention and analyse the various materials produced by the students. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25250 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cédric Soares Pedrosa.pdf | 6,65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |