Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25249

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoelho da Silva, José Luís-
dc.date.accessioned2013-09-23T13:36:41Z-
dc.date.available2013-09-23T13:36:41Z-
dc.date.issued1997-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/25249-
dc.description.abstractA integração educativa do computador no laboratório de Ciências foi potencializada com a introdução em 1992 do Sistema de Aquisição e Tratamento de Dados (SATD) nas escolas portuguesas do ensino não superior através do Projecto MINERVA (Meios Informáticos no Ensino: Racionalização, Valorização, Actualização). Neste contexto foi concebida, implementada e avaliada uma intervenção pedagógica com o objectivo de analisar o papel do SATD na promoção da mudança conceptual dos alunos no tópico “actividade enzimática” da área de Biologia do 10º ano de escolaridade. A intervenção pedagógica, implementada em duas turmas - controlo e experimental -, seguiu um modelo de mudança conceptual segundo um paradigma construtivista e distinguiu-se pelo tipo de equipamento mobilizado. A turma controlo utilizou equipamento tradicional (cronómetro, lápis, papel, etc.) para a recolha e representação dos dados em gráfico enquanto que a turma experimental usou o SATD para o mesmo fim. A avaliação incidiu na análise comparativa dos resultados de um questionário aplicado como pré-teste e pós-teste nas duas turmas. A análise global da natureza das respostas obtidas parece permitir inferir uma mudança conceptual significativa no pensamento dos alunos como resultado do ensino tanto na turma experimental como na turma controlo. Parece, também, poder inferir-se a inexistência de diferenças significativas entre a turma controlo e a turma experimental. O papel da metodologia de ensino ao incentivar a explicitação e análise das ideias dos alunos, a sua testagem, a interpretação do procedimento experimental, a análise e confronto de resultados, poderá ter criado condições facilitadoras da mudança conceptual em ambas as turmas.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Departamento de Metodologias da Educaçãopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSistema de Aquisição e Tratamento de Dadospor
dc.subjectMudança conceptualpor
dc.subjectActividade enzimáticapor
dc.subjectActividades laboratoriaispor
dc.titleNovas tecnologias e mudança conceptual em ciências: resultados de um estudo piloto no tópico "actividade enzimática"por
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate21 - 23 Set. 1995por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage117por
oaire.citationEndPage127por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
oaire.citationTitleIII Encontro Nacional de Didáctica/Metodologias da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationIII Encontro Nacional de Didáctica/Metodologias da Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Coelho_da_Silva_1997_NovasTecnologias_e_MudancaConceptual_em_Ciencias.pdfDocumento principal2,74 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID