Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25231

TítuloImportância da utilização do trabalho prático no ensino das ciências no 1º e 2º ciclos do ensino básico
Autor(es)Mota, Lisandra Filipa Cerqueira
Orientador(es)Guimarães, Fernando
Data2012
Resumo(s)É hoje consensual que o ensino das Ciências deve promover o desenvolvimento de competências relacionadas com a aquisição de procedimentos e “habilidades” científicas, desde as mais básicas às mais complexas, como investigar e resolver problemas. Neste sentido, torna-se evidente a importância do trabalho prático no ensino das Ciências, uma vez que este constitui uma atividade própria do ensino das Ciências, que tem progressivamente vindo a ser reconhecido pelos professores como sendo essencial e indispensável para a compreensão da ciência e dos processos científicos e, como tal, como uma componente importante e fundamental no ensino das ciências. O presente relatório de estágio, de natureza descritiva, procura evidenciar a importância que a utilização do Trabalho Prático possui, no ensino das Ciências no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, encontrando-se na continuidade de uma perspetiva de ensino e de aprendizagem que foi desenvolvida em contexto sala de aula, numa Escola Básica do 1.º Ciclo, com uma turma do 2.º ano de escolaridade e numa Escola Básica de 2.º e 3.º Ciclo do Ensino básico, com uma turma do 6.º ano de escolaridade. Os objetivos fundamentais desta investigação baseiam-se na promoção da motivação, mediante a estimulação do interesse e do prazer de estudar ciências, através da utilização de atividades práticas; na oferta de experiências de aprendizagem ativas e significativas aos discentes; na promoção de práticas de descoberta e de trabalho prático como forma de desenvolver determinados conteúdos; na promoção do desenvolvimento de atitudes científicas, que incluem, raciocínio crítico, pensamento divergente, rigor, persistência, objetividade e criatividade e objetividade; e, na avaliação do impacto de uma estratégia focada no trabalho prático, no desenvolvimento de competências disciplinares e de aprender a aprender. O estudo tem início com uma caraterização dos contextos de intervenção e de investigação que nela estiveram envolvidos, seguindo-se uma abordagem teórica a conceitos como o ensino das Ciências e o trabalho prático, conceitos fulcrais para um melhor entendimento da sua temática. Apresentam-se, de igual forma, a metodologia de investigação na qual se enquadra este estudo e a análise e interpretação dos dados recolhidos a partir das reflexões das atividades e das aulas lecionadas, dos questionários realizados aos alunos e das grelhas de observação utilizadas. Os principais resultados desta investigação tornam mais sólida a noção de que, o uso do trabalho prático, em sala de aula, possui infindáveis benefícios para a aprendizagem das crianças.
It is now known that science teaching should promote the development of skills related to the acquisition of procedures and scientific skills, from the most basic to the most complex, like to investigate and solve problems. Therefore, it is evident the importance of practical work in science teaching since this is a proper activity of Science education, which has gradually been recognized by teachers as essential and indispensable for the understanding of science and of scientific processes and, as such, as an important and fundamental component in science education. This internship report, descriptive in nature, seeks to highlight the importance that the use of the Practical Work has, in the Science teaching of the 1st and 2nd cycles of basic education, being a continuation of a perspective of teaching and learning that was developed in the classroom context, in a Primary School with a 2nd grade class and in a Basic School with a 6th grade class. The fundamental objectives of this research are based on the promotion of motivation, by stimulating interest and pleasure of studying science through the use of practical activities; on the provision of active and meaningful learning experiences to students; on the promotion of practices of discovery and practical work in order to develop certain contents; on promoting the development of scientific attitudes, which include critical thinking, divergent thinking, accuracy, persistence, creativity and objectivity; and on the evaluation of the impact of a strategy focused on practical work, in the development of disciplinary and of learning to learn skills. The study begins with a characterization of the contexts of intervention and research that were involved in it, followed by a theoretical approach to concepts such as science teaching and practical work, which are central to a better understanding of their subject. The research methodology which fits this study, as well as the analysis and interpretation of the collected data, are similarly presented from the reflections of the activities and lessons, of queries made to the students and of observation grids. The main results of this research reinforce the notion that the use of practical work in the classroom has endless benefits for children's learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25231
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio.pdf
Acesso restrito!
1,62 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID