Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25205

TítuloBrincar, explorar e descobrir : uma caminhada para a literacia na infância
Autor(es)Carvalho, Fátima Sofia Costa
Orientador(es)Cunha, António Camilo
Data2012
Resumo(s)O presente trabalho diz respeito ao relatório de estágio da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no qual é apresentada a intervenção pedagógica efetuada tanto em contexto de Jardim de Infância como em contexto de Creche. Este trabalho tem como objetivo aprofundar a cada vez mais importância que a linguagem e a literacia têm vindo a assumir nos nossos dias na infância. A literacia sustenta-se na linguagem oral. Por isso, é fundamental que desde cedo as crianças estejam inseridas em ambientes ricos em estímulos, para que tal capacidade se desenvolva com qualidade. À medida que as crianças vão aperfeiçoando esta competência, descobrem que existem múltiplos mundos de literacia, diversas linguagens especializadas, códigos, entre outros. É ao conhecer tais linguagens, que estas entram progressivamente no mundo da literacia emergente, ou seja, emerge nas crianças uma profunda necessidade de saber para que serve a leitura e a escrita e quais as suas características. As crianças vão realizar as suas primeiras tentativas não convencionais para se apropriar do código. Espera-se que todas estas aprendizagens sejam ser realizadas de uma forma lúdica. As crianças vão brincar com a linguagem, explorar diversos materiais, e efetuando as suas descobertas. É necessário não esquecer o papel fundamental que o educador de infância detém neste processo. Além de conhecer as necessidades e os interesses de cada criança, precisa de conhecer a fase em que se encontra, de modo a poder planificar atividades e/ou organizar o ambiente físico e a rotina diária para que os saberes da criança vão evoluindo.
Current work concerns the report of Supervised Teaching Practice’s on Pre- School Mastery, where it is described the pedagogic intervention completed in both kindergarten and nursery sceneries. This work aims to go further into the nowadays increasing importance of language and literacy during childhood. Literacy is based on oral language. Therefore, it is crucial to early include children in full of stimuli settings, in order to develop this skill with effectiveness. As children improve this aptitude, they will found several literacy fields, different specialized languages, multiple codes, and so on. Motivated by knowing these languages, children gradually enter the literacy world, in other words, it arises their necessity to identify the role of reading and writing and its characteristics. So, children will accomplish their first attempts (not in conventional way) to get the code. It is expected that all of these acquaintances will be done in an amusing approach. Children will play with language; they will explore several materials and accomplish their findings. It is essential to point out the central role of kindergarten teachers in this process. More than just knowing children’s needs and desires, they need to recognize their stage of development, in order to design adapted activities and/or arrange physical background and daily routine that permit children’s abilities to progress.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25205
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fátima Sofia Costa Carvalho.pdf
Acesso restrito!
2,53 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID