Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/25176

TitleO turismo de negócios e a estratégia de negócios das grandes cadeias hoteleiras: mudanças face à crise
Author(s)Gil, Cláudia Sofia Brito Alves
Advisor(s)Schwedler, Moritz von
KeywordsCrise
Estratégia
Pesquisa qualitativa
Pesquisa quantitativa
Turismo de negócios
Crisis
Strategy
Qualitative research
Quantitative research
Business tourism
Issue date20-Jun-2013
Abstract(s)O sector do Turismo é baseado numa espécie de rede de negócios. A forma como se desenvolve a rede de negócios de determinado sector influencia diretamente a forma como as empresas se posicionam no mercado, na maneira como competem, podendo estas estabelecer estratégias isoladamente ou em conjunto (Porter, 1987). O Turismo funciona como motor de desenvolvimento dos países desenvolvidos, no entanto, trata-se de uma atividade altamente sensível a fatores externos. O foco coloca-se no Turismo de Negócios, Congressos e Eventos recentemente redenominado por Meetings Industry (MI), atualmente identificado como um segmento com retorno substancial para a economia e empresas do sector, tentando-se perceber se a crise é um fator preponderante na redefinição e formulação da estratégia dos grupos hoteleiros. Em tempos de crise, abrem-se portas para novas oportunidades, as empresas terão que criar condições para desenvolver o seu negócio de forma sustentável, efetuando um planeamento adequado que lhe permita investir quando se atravessam ciclos económicos negativos, poupando recursos. Trata-se de um estudo exploratório que recorre à triangulação para tentar compreender as relações que as empresas hoteleiras estabelecem, identificando a criação de parcerias que gerarão valor no longo-prazo e a forma como se reformula a estratégia num contexto de crise económica. Esta metodologia mista combina a pesquisa qualitativa com a pesquisa quantitativa, através de entrevistas - pesquisa qualitativa, cujos resultados serão comparados com resultados obtidos nos questionários realizados - pesquisa quantitativa. Portugal reúne condições para se tornar um destino de negócios de sucesso, precisando, no entanto, de investir na sua promoção. Os privados e o Estado terão que investir conjuntamente nesta promoção, só assim Portugal se tornará um destino de negócios sustentável.
The tourism sector is based on a sort of business networking. The way that the business network of a particular sector develops, directly influences how companies position themselves in the market, the way they compete and establish strategies alone or together with other businesses (Porter, 1987) and thus developing synergies. Tourism acts as an engine for development in developed countries; however, it is an activity highly sensitive to external factors. This dissertation is focusing on the Business Tourism, Congresses and Events segment, which was recently renamed to Meetings Industry (MI), and is currently identified as a segment with substantial weight for the economy and the industry sector of hospitality. The object of this work is to understand if the crisis is a major factor for the hotel groups’ strategic redefinition and formulation. In times of crisis it is, at the same time, an open door for new opportunities and companies will have adapt and create conditions to develop their business in a sustainable manner. This influences the strategic planning that allows them to invest when there are negative cycles and saving resources. This exploratory study employs triangulation to understand the relationships established within hotel companies, identifying partnerships that will generate longterm value and how it the strategy is reshaped as a result of the economic crisis. This mixed methodology combines qualitative research with quantitative research, through the use of interviews, whose results will be compared with those obtained from questionnaires. The study revealed that Portugal clearly has the conditions to become a destination of success for business tourism. However the country needs to invest more into the promotion and communication. The private sector and the government will have to make a combined effort in order to improve the image with the goal of Portugal becoming a sustainable international business tourism destination.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25176
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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