Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25153

TítuloFatores que contribuem para o insucesso das startups : o reverso da "medalha"
Autor(es)Silva, Francisco Aguiar de Melo e
Orientador(es)Pinho, José Carlos M.
Sá, Elisabete
Palavras-chaveStartups
Insucesso
Sobrevivência
Desempenho
Sucesso
Business angel
Capital de risco
Consenso
Empreendedorismo
Crescimento
Interação
Failure
Survival
Performance
Success
Business angel
Venture capital
Agreement
Entrepreneurship
Growth
Interaction
Data20-Mai-2013
Resumo(s)A literatura na área do empreendedorismo revela que existe uma elevada taxa de insucesso nas novas empresas. Este tema apresenta-se como relevante, sobretudo no contexto atual, e existem três argumentos que contribuem para explicar este fenómeno, a saber: (1) a taxa de sobrevivência das novas empresas ao fim de três anos é ainda de 47,1%, apesar da existência de um número cada vez maior de estudos que procuram identificar os fatores que contribuem para o seu sucesso; (2) o facto de a maioria dos estudos se focar no sucesso e não no insucesso; e (3) a inexistência de uma correlação direta entre os fatores que respetivamente contribuem para o sucesso e para o insucesso. A literatura distingue três níveis de análise entre os principais fatores de insucesso: (1) nível do empreendedor; (2) nível da organização; e, (3) nível do ambiente. Contudo, existe ainda uma ausência de consenso acerca das razões do insucesso de uma startup o que conduz, na maioria dos casos, a resultados empíricos controversos e fragmentados. Neste sentido, este estudo procura analisar o outro lado deste fenómeno, nomeadamente identificar e compreender os fatores que contribuem para o insucesso das micro e startups. Para tal, foi feita uma análise aprofundada com base em 29 entrevistas semiestruturadas em que se distinguiram dois grupos de intervenientes: (1) os empreendedores que vivenciaram o insucesso e (2) os especialistas que interagem com startups, distinguindo-se neste último grupo, especialistas de caráter investidor e especialistas em empreendedorismo e/ou inovação. Após a análise e tratamento dos dados obtidos através de uma rigorosa análise de conteúdo das entrevistas, procedeu-se à conceção de um modelo integrado que contribui para uma melhor compreensão deste fenómeno. Assim, o modelo proposto considera as seguintes razões explicativas: (1) as causas que contribuem para o insucesso das startups centram-se em oito fatores (serão devidamente especificados); (2) o modelo deve assumir um enfoque mais relacional e uma natureza mais personalizada em detrimento de uma maior padronização; e, (3) as inter-relações entre diversos atores e stakeholders podem assumir um papel fundamental na organização de uma startup, antecipando problemas futuros e possibilitando contorná-los.
The literature of the area of the entrepreneurship reveals that there is a high percentage of failure in new companies. This theme presents itself pertinent, especially in the actual context, and there are three arguments that contribute to explain this phenomenon: (1) the survival rate of new companies after three years it is still of 47,1%, aside from the existence of a continuous higher number of case studies that try to determine the factors that contribute to their success; (2) the fact that most case studies only focus on the success and not on the failure ; and (3) the inexistence of a direct correlation between the factors that respectively contribute to both the success and failure. The literature distinguishes three different levels of analysis between the main factors to failure: (1) level of the entrepreneur; (2) level of the organization; and, (3) level of (work) environment. Nevertheless, there is still an absent of reasoning regarding the reasons of failure of a startup which leads, in most cases, to controversial and fragmented empirical results. Based on this, this study aims to analyze the other side of this phenomenon, mainly identify and understand the factors that contribute to the failure of both micro and startups. For this it was done a depth analysis based on twenty nine semi-structured interviews in which it were distinguished two intervenient groups: (1) the entrepreneurs that have experienced success and (2) the specialists that interact with startups, distinguishing in this last group, experts of investor nature and in entrepreneurial and/or innovation. After the analysis and treatment of the statistics obtained through a rigorous analysis of the interviews content, proceeded to the conception of an integrated model that contributed to a better understanding of this phenomenon. Thereby, the proposed model considers the following expository reasons: (1) the causes that contribute to the startups failure centered in eight factors (will be accordingly specified); (2) the model should assume not only a more relationship approach and also of a more personalized nature more personalized in detriment of a higher standardization; and, (3) the inter-relations between several actors and stakeholders may assume a fundamental role in the organization of a startup, anticipating future problems and giving the possibility to bypass them.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertações de mestrado em Gestão
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25153
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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