Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25097

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorais, Carlos-
dc.contributor.authorMiranda, Luísa-
dc.contributor.authorAlves, Paulo-
dc.contributor.authorMelaré, Daniela-
dc.date.accessioned2013-09-10T13:27:29Z-
dc.date.available2013-09-10T13:27:29Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.isbn978-989-97374-2-6-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/25097-
dc.descriptionPublicado em "Challenges 2013 : aprender a qualquer hora e em qualquer lugar : atas..."por
dc.description.abstractO estudo desenvolveu-se com professores do ensino superior, tendo como principais objetivos avaliar a importância que os professores do ensino superior atribuem aos recursos digitais no âmbito das suas unidades curriculares e a influência dos conhecimentos informáticos e do tempo de serviço docente nessa avaliação. O estudo seguiu o paradigma de investigação quantitativa. Os dados foram obtidos por questionário, a 189 professores de uma instituição portuguesa de ensino superior público. Dos resultados salienta-se que os professores valorizaram os recursos digitais, sendo os mais valorizados os sistemas de gestão de aprendizagem, multimédia online e a partilha de documentos colaborativos. Os conhecimentos informáticos influenciam de forma significativa a valorização de alguns recursos, mas não se verificou que os anos de serviço docente influenciem essa valorização. Como fundamentação desenvolveram-se conceitos associados a ambiente de aprendizagem e a recursos digitais.por
dc.description.abstractThis study was developed with higher education lecturers and aims to assess their appreciation of digital resources within their subjects as well as the influence of the lecturers’ knowledge of Information Technology and of their length of service on their appreciation. The study follows the paradigm of quantitative research, with exploratory features. Data was collected through an online questionnaire answered by 189 lecturers from a Portuguese higher education institution. From the results we highlight that lecturers value the digital resources, among which the most valued are the learning management systems, online multimedia, and the sharing of collaborative files. Information Technology knowledge significantly influences the value given to some resources, whereas lecturers’ length of service has not revealed to influence their appreciation. As far as the theoretical framework is concerned, we developed concepts associated with learning environment and digital resources.por
dc.description.sponsorshipUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) - UI 317 da FCTpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAmbientes de aprendizagempor
dc.subjectRecursos digitaispor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectLearning environmentspor
dc.subjectDigital resourcespor
dc.subjectLecturerspor
dc.subjectHigher educationpor
dc.titleAmbientes de aprendizagem e recursos digitais: valorização por professores do ensino superiorpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.nonio.uminho.pt/challenges2013/por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage675por
oaire.citationEndPage687por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleVIII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2013por
sdum.conferencePublicationVIII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2013por
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PA_2013Challenges_Braga.pdfDocumento principal155,78 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID