Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/25097
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Morais, Carlos | - |
dc.contributor.author | Miranda, Luísa | - |
dc.contributor.author | Alves, Paulo | - |
dc.contributor.author | Melaré, Daniela | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-10T13:27:29Z | - |
dc.date.available | 2013-09-10T13:27:29Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-97374-2-6 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/25097 | - |
dc.description | Publicado em "Challenges 2013 : aprender a qualquer hora e em qualquer lugar : atas..." | por |
dc.description.abstract | O estudo desenvolveu-se com professores do ensino superior, tendo como principais objetivos avaliar a importância que os professores do ensino superior atribuem aos recursos digitais no âmbito das suas unidades curriculares e a influência dos conhecimentos informáticos e do tempo de serviço docente nessa avaliação. O estudo seguiu o paradigma de investigação quantitativa. Os dados foram obtidos por questionário, a 189 professores de uma instituição portuguesa de ensino superior público. Dos resultados salienta-se que os professores valorizaram os recursos digitais, sendo os mais valorizados os sistemas de gestão de aprendizagem, multimédia online e a partilha de documentos colaborativos. Os conhecimentos informáticos influenciam de forma significativa a valorização de alguns recursos, mas não se verificou que os anos de serviço docente influenciem essa valorização. Como fundamentação desenvolveram-se conceitos associados a ambiente de aprendizagem e a recursos digitais. | por |
dc.description.abstract | This study was developed with higher education lecturers and aims to assess their appreciation of digital resources within their subjects as well as the influence of the lecturers’ knowledge of Information Technology and of their length of service on their appreciation. The study follows the paradigm of quantitative research, with exploratory features. Data was collected through an online questionnaire answered by 189 lecturers from a Portuguese higher education institution. From the results we highlight that lecturers value the digital resources, among which the most valued are the learning management systems, online multimedia, and the sharing of collaborative files. Information Technology knowledge significantly influences the value given to some resources, whereas lecturers’ length of service has not revealed to influence their appreciation. As far as the theoretical framework is concerned, we developed concepts associated with learning environment and digital resources. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) - UI 317 da FCT | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ambientes de aprendizagem | por |
dc.subject | Recursos digitais | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Learning environments | por |
dc.subject | Digital resources | por |
dc.subject | Lecturers | por |
dc.subject | Higher education | por |
dc.title | Ambientes de aprendizagem e recursos digitais: valorização por professores do ensino superior | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.nonio.uminho.pt/challenges2013/ | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 675 | por |
oaire.citationEndPage | 687 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationTitle | VIII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2013 | por |
sdum.conferencePublication | VIII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2013 | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PA_2013Challenges_Braga.pdf | Documento principal | 155,78 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |