Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24978

TítuloPráticas de educação alimentar no contexto do ensino de ciências em ambiente hospitalar : relato de um curso de formação
Autor(es)Lobo, Mônica
Martins, Isabel Gomes Rodrigues
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveEducação alimenta
Ensino de Ciências
Classe hospitalar
DataJul-2013
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
Resumo(s)A alimentação constitui-se como temática cujas representações se dão em uma diversidade de discursos na escola. Dentre estes, destacam-se os discursos dos professores, dos livros didáticos, dos profissionais de saúde, dos pais e da comunidade e os discursos sobre alimentação e saúde produzidos nas mídias de divulgação da ciência. Neste sentido, o projeto de pesquisa relatado neste trabalho tem como objetivo promover práticas de educação alimentar nas aulas de ciências de classes hospitalares com uma proposta de aproximação entre conhecimento científico e concepções prévias dos alunos sobre alimentação. Para tal intento, foi oferecido um curso de formação de professores durante o qual textos de divulgação científica foram utilizados como material de referência para discutir questões de representação da ciência e da alimentação, textos estes comumente utilizados como material de apoio didático pelos professores. O curso constituiu-se como espaço de discusão e reflexão, buscando-se superar obstáculos enfrentados pelas professoras em suas experiências de trabalho. A leitura mais atenta das representações variadas sobre alimentação e ciência nos textos de divulgação científica e suas implicações para o ensino foi referida pelas professoras como resultado mais marcante da participação no curso. Uma das professoras participantes seguiu em colaboração com o grupo de pesquisa desenvolvendo uma proposta de sequência didática sobre o tema alimentação com base nas discussões realizadas no curso. Esta sequência didática, bem como os textos de divulgação científica e os textos produzidos pelas professoras constituem o corpus de análise de contudo no âmbito desta pesquisa, a qual será realizada com base no referencial teórico metodológico da Análise Critica do Discurso.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24978
ISBN978-972-8952-27-3
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SIEFLAS_ClasseHospitalar.pdfArtigo798,79 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID