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TítuloObesidade no 1º ciclo : desenho e implementação de um programa de intervenção num estudo transversal
Autor(es)Magalhães, Joana
Cardoso, Luís
Ferreira, Luís Miguel Afonso
Silva, Rui Pedro Soares da
Pereira, Beatriz Oliveira
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveObesidade
Sedentarismo
Programa de intervenção
Atividade física
DataJul-2013
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
Resumo(s)A obesidade é, nos dias de hoje, considerada uma doença epidémica sendo que nas crianças e jovens, é uma agravante, na medida em que, o seu crescimento e desenvolvimento será negativamente influenciado. Segundo WHO (2012) a obesidade mais do que duplicou desde 1980, sendo que em 2008, 1,4 biliões de pessoas acima de 20 anos têm excesso de peso, e destas, 200 milhões de homens e 300 milhões de mulheres são obesas. Em 2010 mais de 40 milhões de crianças menores que cinco anos têm excesso de peso. O objetivo do presente estudo é aplicar e verificar se um programa de intervenção de atividade física em crianças contribui para combater o sedentarismo e a obesidade. A amostra é constituída por crianças com idades compreendidas entre os 8 e 10 anos, que frequentam o 1º ciclo de duas escolas do concelho de Braga. Fazem parte desta amostra 200 crianças de ambos os sexos. O estudo baseia-se na aplicação de um programa de intervenção de atividade física estruturada e com o aconselhamento aos encarregados de educação sobre hábitos alimentares saudáveis. Este programa será aplicado ao grupo experimental, sendo que o segundo (grupo controlo) não será intervencionado. Pretende-se avaliar antes e depois da intervenção, a atividade física com aplicação de um questionário e a determinação da aptidão física com aplicação do FitnessGram. Pretendemos com este estudo, demonstrar a importância da atividade física estruturada na prevenção da obesidade, considerando o papel fulcral que a escola deve desempenhar e promover nesta epidemia. Neste contexto, professor de educação física, sendo um agente interveniente na formação dos alunos, deve ter um papel relevante nas estratégias e programas que incidam nesta problemática.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24973
ISBN978-972-8952-27-3
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

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