Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/24972

TitleAvaliação do processamento auditivo em crianças com dificuldades de aprendizagem
Author(s)Nunes, Cristiane Lima
Pereira, Liliane Desgualdo
Carvalho, Graça Simões de
KeywordsTestes auditivos
Dificuldades de aprendizagem
Desempenho escolar
Issue dateJul-2013
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
Abstract(s)O processamento auditivo central está relacionado com a capacidade do indivíduo analisar e interpretar os eventos acústicos recebidos pelo sistema auditivo, os quais estão intrinsecamente relacionados com o desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem. Neste estudo aplicámos oito testes de avaliação do processamento auditivo (PA) em crianças dos 10 aos 13 anos e comparámos os resultados obtidos com o seu desempenho académico medido pela verificação de notas do último semestre para cada disciplina e também com a presença ou ausência de perturbação da comunicação. A amostra foi constituída por 51 crianças divididas em quatro grupos de estudo: Grupo AC (Dificuldade Académica AUSENTE e perturbação da comunicação AUSENTE – 18 crianças; 35,3%), Grupo Ac (Dificuldade Académica AUSENTE e perturbação da comunicação PRESENTE -2 crianças; 3,9%), Grupo aC (Dificuldade Académica PRESENTE e perturbação da comunicação AUSENTE – 13 crianças; 25,5%), Grupo ac (Dificuldade Académica PRESENTE e perturbação da comunicação PRESENTE – 18 crianças; 35,3%). Para estudar a coocorrência entre o desempenho académico, por disciplina, com os testes auditivos, foram obtidos diagramas de dispersão e aplicado o Coeficiente de correlação de Pearson. A análise estatística mostrou que testes de fechamento, figura-fundo estão relacionados com o fraco rendimento académico e com perturbações da comunicação, enquanto os testes de ordenação temporal discriminam significativamente os grupos para a variável desempenho académico. A identificação da perturbação do processamento auditivo em crianças com baixo desempenho académico e/ou perturbação da comunicação poderá auxiliar na seleção de estratégias adequadas, e a intervenção poderá ter bases bem diferenciadas se se verificar a necessidade de incluir um treino auditivo. A análise dimensional destas questões deve ser realizada para que se possa realmente promover um ambiente escolar com melhor qualidade de vida e de proteção da saúde.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24972
ISBN978-972-8952-27-3
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas

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