Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24964

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Cirilo-
dc.contributor.authorDias, Isabel Maria Machado Correia Brioso-
dc.contributor.authorSilva, Sónia-
dc.contributor.authorVentura, Tiago-
dc.contributor.authorPereira, Beatriz Oliveira-
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões de-
dc.date.accessioned2013-08-29T11:43:46Z-
dc.date.available2013-08-29T11:43:46Z-
dc.date.issued2013-07-
dc.identifier.isbn978-972-8952-27-3-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/24964-
dc.description.abstractA inserção dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) nas escolas regulares é tema de muita discussão e estudo, pois é um assunto bastante controverso e sensível. As escolas devem ser inclusivas, adotando uma pedagogia centrada na criança e indo de encontro às suas necessidades, respeitando assim as suas diferenças sem discriminação. Muitas destas escolas não se encontram preparadas, especialmente pela falta de formação nesta área dos profissionais (docentes, auxiliares, etc.), ou pelo desinteresse, falta de recetividade e sensibilidade dos mesmos. A maioria destas crianças encontra-se em unidades de ensino estruturado, frequentando apenas as aulas de carater mais prático (Educação Física, E.V.T, etc.) inseridas na sua turma. Com este projeto pretende-se estudar a forma como estas crianças se inserem nas aulas de Educação Física e se relacionam com os seus pares, professores e auxiliares. É importante verificar se a Educação Física contribui para uma inclusão, de forma a proporcionar a estas crianças um ambiente propício de aprendizagens. Pretende-se verificar se estes alunos estão motivados nas aulas desta disciplina e quais são as dificuldades que os profissionais encontram para a sua integração. Para o efeito serão realizadas entrevistas a alunos com e sem NEE, de ambos os sexos, do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e professores de Educação Física e do Ensino Especial de uma escola de Braga. Além deste estudo de caso, serão enviados questionários a professores de Educação Física e Ensino Especial de algumas escolas de diferentes regiões do país, de modo a se obter uma amostra numerosa e verificar se existem diferenças entre as várias regiões do país sobre este tema.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectNEEpor
dc.subjectInclusãopor
dc.titleAlunos com NEE na disciplina de Educação Física: identificação e modelos de atuaçãopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage76por
oaire.citationEndPage87por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
oaire.citationTitleIX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde: desafios e oportunidades num mundo em mudançapor
oaire.citationVolume1por
sdum.conferencePublicationIX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde: desafios e oportunidades num mundo em mudança-
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SIEFLAS_NEE-Proj.pdfArtigo811,35 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID