Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24943
Título: | A publicidade nas redes sociais: perceções, atitudes e respostas dos utilizadores |
Autor(es): | Fernandes, Célia Marina Dias |
Orientador(es): | Pinho, José Carlos M. |
Palavras-chave: | Atitude em relação à publicidade Perceções Publicidade Redes sociais Resposta comportamental em relação à publicidade Advertising Answers towards advertising Attitude toward advertising Consumer perception Social networking sites |
Data: | 3-Jul-2013 |
Resumo(s): | As redes sociais são um fenómeno global de popularidade, que alterou a maneira
de comunicar e interagir de consumidores e de marcas. O número crescente de
utilizadores de redes sociais e do tempo despendido por eles nestes sites levaram as
marcas a aderir e a desenvolver estratégias de comunicação nas redes sociais. Todavia,
as redes sociais são essencialmente plataformas de socialização e partilha de conteúdo
pessoal e, como tal, os utilizadores podem não estar recetivos à publicidade nestes sites.
Com a popularidade das redes sociais, o crescente investimento das empresas em
publicidade nesta plataforma e a dependência das redes sociais em compatibilizar
membros e publicidade, tornou-se importante compreender como os utilizadores
rececionam a publicidade nos sites de redes sociais. Este estudo procurou, assim,
investigar as perceções, atitudes e respostas dos utilizadores em relação à publicidade
nas redes sociais e identificar os fatores que contribuem para uma melhor aceitação da
publicidade nestes sites. Para isso, realizou-se uma investigação empírica de carácter
quantitativo, com a aplicação de um inquérito por questionário online a 234 utilizadores
de redes sociais.
Através dos dados recolhidos descobriu-se que os utilizadores revelam perceções
negativas, atitudes desfavoráveis e respostas comportamentais negativas em relação à
publicidade nas redes sociais. Além disso, os resultados confirmaram, como a literatura
sugere, que os fatores entretenimento, carácter informativo, irritação, credibilidade e
interatividade afetam o valor percebido da publicidade e as atitudes em relação à
publicidade. E ainda que as respostas para com a publicidade são influenciadas pelo
valor percebido da publicidade, relevância percebida da publicidade e pelas atitudes em
relação à publicidade.
Este estudo fornece orientações práticas para marketers e gestores para melhorar
as suas estratégias de publicidade, especialmente para a publicidade nas redes sociais. Social networking is a global phenomenon of popularity that changed the way users and brands communicate and interact. The increasing number of users of social networks and the time spent by them on these sites led brands to join and develop communication strategies in social networks. However, social networks are essentially platforms for socializing and sharing personal content, and as such, users may not be receptive to advertising on these sites. With the popularity of social networks, the growing investment of companies in advertising on this platform and the dependence of social networks in reconciling members and advertising, became important understand how users receive advertising on social networking sites. This study sought to investigate the perceptions, attitudes and responses of users towards to advertising on social networks and identify factors that contribute to a better acceptance of advertising on these sites. For this, we carried out an empirical investigation of quantitative character, with the application of an online questionnaire to 234 users of social networking. Through the data collected it was found that users reveal negative perceptions, attitudes unfavorable and negative behavioral answers towards advertising on social networks. Furthermore, the results confirmed, as the literature suggests, that the entertainment factors, informativeness, irritation, credibility and interactivity affect the perceived value of advertising and attitudes toward advertising. And that answers to advertising are influenced by the perceived ad value, perceived ad relevance and attitudes towards advertising. This study provides practical guidelines for marketers and managers to better their advertising strategies, especially for advertising on social networks. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24943 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Célia Marina Dias Fernandes.pdf | 4,6 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |