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https://hdl.handle.net/1822/24935
Título: | A importância das redes inter-organizacionais na internacionalização das empresas brasileiras para Portugal : um estudo de caso |
Autor(es): | Cêa, Bruno Pinto da Mota |
Orientador(es): | Pinho, José Carlos M. |
Palavras-chave: | Internacionalização de empresas Teoria das redes organizacionais Redes inter-organizacionais Empresas portuguesas Empresas brasileiras Internationalization Enterprises Networks Inter-organizational networks Organizational Portuguese enterprises Brazilian enterprises |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Este estudo tem como objetivo perceber qual a importância das redes interorganizacionais
na internacionalização de empresas brasileiras para Portugal.
Privilegiando uma abordagem qualitativa e exploratória, foi efetuado um estudo de caso
sobre o processo de internacionalização para Portugal de duas empresas multinacionais
brasileiras, a InterCement e a Embraer. A recolha de dados primários foi feita através de
entrevista a responsáveis dessas empresas e a recolha de dados secundários através da
análise documental.
Os resultados do estudo sugerem que as empresas analisadas abordaram o mercado
português de forma gradual tendo adotado a aquisição e joint-venture como forma de
entrada inicial e realizando posteriormente novos investimentos no país. Verificou-se,
igualmente, que as empresas reconhecem a utilidade das redes inter-organizacionais e
que procuram manter bons relacionamentos com seus parceiros, privilegiando
relacionamentos de longo-prazo. No entanto, esses relacionamentos parecem ter pouca
ou nenhuma influência na escolha do país de destino e na escolha da forma de acesso ao
mercado. Aparentemente, no caso de internacionalização para Portugal, as empresas
analisadas apenas utilizaram as redes após tomadas tais decisões. The main objective of this study is to understand to importance of inter-organizational networks in the internationalization of Brazilian enterprises to Portugal. The approach was both qualitative and exploratory, and the method used was the case study that focused in the internationalization process of two Brazilian multinational enterprises, InterCement and Embraer. Primary data was obtained through interview to those enterprises managers and secondary data through documental analysis. The results suggest that studied enterprises approached the Portuguese market gradually, first entering the market through acquisition and joint-venture, and then investing more in the country. The enterprises recognize the utility of interorganizational networks and try to maintain good relationships with their partners, with long term relationships. Despite this fact relationships seem to have few or any importance in country or access mode choice. Apparently, networks are only used after those decisions are made. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24935 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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