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TítuloA importância das redes inter-organizacionais na internacionalização das empresas brasileiras para Portugal : um estudo de caso
Autor(es)Cêa, Bruno Pinto da Mota
Orientador(es)Pinho, José Carlos M.
Palavras-chaveInternacionalização de empresas
Teoria das redes organizacionais
Redes inter-organizacionais
Empresas portuguesas
Empresas brasileiras
Internationalization
Enterprises
Networks
Inter-organizational networks
Organizational
Portuguese enterprises
Brazilian enterprises
Data2012
Resumo(s)Este estudo tem como objetivo perceber qual a importância das redes interorganizacionais na internacionalização de empresas brasileiras para Portugal. Privilegiando uma abordagem qualitativa e exploratória, foi efetuado um estudo de caso sobre o processo de internacionalização para Portugal de duas empresas multinacionais brasileiras, a InterCement e a Embraer. A recolha de dados primários foi feita através de entrevista a responsáveis dessas empresas e a recolha de dados secundários através da análise documental. Os resultados do estudo sugerem que as empresas analisadas abordaram o mercado português de forma gradual tendo adotado a aquisição e joint-venture como forma de entrada inicial e realizando posteriormente novos investimentos no país. Verificou-se, igualmente, que as empresas reconhecem a utilidade das redes inter-organizacionais e que procuram manter bons relacionamentos com seus parceiros, privilegiando relacionamentos de longo-prazo. No entanto, esses relacionamentos parecem ter pouca ou nenhuma influência na escolha do país de destino e na escolha da forma de acesso ao mercado. Aparentemente, no caso de internacionalização para Portugal, as empresas analisadas apenas utilizaram as redes após tomadas tais decisões.
The main objective of this study is to understand to importance of inter-organizational networks in the internationalization of Brazilian enterprises to Portugal. The approach was both qualitative and exploratory, and the method used was the case study that focused in the internationalization process of two Brazilian multinational enterprises, InterCement and Embraer. Primary data was obtained through interview to those enterprises managers and secondary data through documental analysis. The results suggest that studied enterprises approached the Portuguese market gradually, first entering the market through acquisition and joint-venture, and then investing more in the country. The enterprises recognize the utility of interorganizational networks and try to maintain good relationships with their partners, with long term relationships. Despite this fact relationships seem to have few or any importance in country or access mode choice. Apparently, networks are only used after those decisions are made.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24935
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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