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https://hdl.handle.net/1822/24810
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Paloma R. | - |
dc.contributor.author | Araújo, Elaine Sandra Nicolini Nabuco de | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | - |
dc.contributor.author | Caldeira, Ana Maria de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2013-07-23T16:45:11Z | - |
dc.date.available | 2013-07-23T16:45:11Z | - |
dc.date.issued | 2013-02 | - |
dc.identifier.isbn | 978-84-695-6938-2 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/24810 | - |
dc.description.abstract | Segundo a perspectiva salvacionista, a Ciência e a Tecnologia (CT) sempre são desenvolvidas para solucionar os problemas da humanidade. Percebemos que nesta ideia está arraigada uma concepção linear de progresso, isto é, que o desenvolvimento científico promove o desenvolvimento tecnológico, que implica em desenvolvimento econômico, promovendo, portanto, desenvolvimento social (González, Lopes e Luján, 1996). Entretanto, o desenvolvimento CT não pode ser considerado livre de valores e interesses políticos e econômicos. Essa concepção equivocada, que se baseia no discurso de que a CT é desenvolvida para beneficiar as maiorias, faz com que a sociedade espere que a solução de seus problemas venha somente do desenvolvimento científico, esquecendo-se, no entanto, das dimensões históricas, sociais, econômicas e culturais. De acordo com Auler e Delizoicov (2001), a CT podem, sim, contribuir significativamente no campo técnico, no entanto, existem outras dimensões que devem ser consideradas. A neutralidade da ciência também compõe a perspectiva tradicional de ciência, e pode ser assim entendida: “(...) a neutralidade afirma que uma teoria poderia ser aplicada, em princípio, a práticas pertinentes a qualquer perspectiva de valor e não serve de modo especial aos interesses de nenhuma perspectiva de valor particular” (Lacey, 1998, p. 14). Nesta perspectiva, então, a ciência é tida como algo desconexo dos valores sociais e culturais, não tomando partido e não servindo a nenhum interesse específico. Com base nestes pressupostos, buscamos compreender neste estudo o modo como a Ciência é entendida por dois grupos de futuros professores de Biologia, sendo um formado por brasileiros e outro por portugueses, comparando as respostas dos estudantes dos dois países, buscando analisar as semelhanças e diferenças entre os grupos. Para obtenção dos dados, construímos uma escala do tipo Likert (Babbie, 1990), contendo 32 assertivas. Após a validação semântica e estatística (Cronbach, 1951), α = 0,743, o questionário foi respondido por 35 estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Estado de São Paulo (Brasil – BR) e 49 estudantes, também do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do distrito de Braga (Portugal – PT). A análise estatística foi realizada usando software Statistical Packet for Social Sciences (SPSS). Foram analisadas as frequências das respostas, e as assertivas mais importantes foram identificadas por meio da Análise dos Componentes Principais (ACP).Os resultados apontaram para forte influência das perspectivas salvacionista e neutralista nas respostas dos estudantes de ambos os países. Em relação a assertiva Q10, 85,7% dos portugueses e 68,5% dos brasileiros concordaram com a afirmação. Entendemos que ao concordar com esta assertiva o respondente ignora que, apesar da importância, somente as técnicas de clonagem não poderão garantir a cura das doenças, uma vez que há outros fatores, como sociais, políticos e econômicos, que deverão ser considerados. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Santiago de Compostela (USC) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Natureza da ciência | por |
dc.subject | Neutralidade | por |
dc.subject | Salvacionismo | por |
dc.title | Análise da concepção de ciência de futuros professores de biologia brasileiros e portugueses | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://contece.ffyh.unc.edu.ar/en/actas/ | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 172 | por |
oaire.citationEndPage | 174 | por |
oaire.citationConferencePlace | Santiago de Compostela, Espanha | por |
oaire.citationTitle | I Congresso Internacional CONRECE 2013 – Conocimiento, Tecnologías y Enseñanza: Políticas y Práricas | por |
sdum.conferencePublication | I Congresso Internacional CONRECE 2013 – Conocimiento, Tecnologías y Enseñanza: Políticas y Práricas | por |
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