Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24715
Título: | O ensino experimental das ciências: contributos do conhecimento do mundo na educação pré-escolar |
Autor(es): | Paula, Daniela Filipa Malheiro de |
Orientador(es): | Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Crianças Ensino experimental das ciências Comunidade educativa Famílias Investigação Exploração Descoberta Creche Jardim-de-infância Aprendizagem ativa Children Experimental science education Educational community Families Research Exploration Discovery Nursery Garden for children Active learning |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Este trabalho apresenta o trajeto percorrido ao longo do meu processo de intervenção,
ao nível do ensino das ciências na educação pré-escolar, em duas valências distintas, de Jardimde-
infância e Creche, tendo como principal objetivo a promoção e participação das crianças e
suas famílias, nas atividades sobre a descoberta do mundo, desenvolvendo uma aprendizagem
ativa, com a exploração, investigação e descoberta de uma problemática do interesse das
mesmas. Este trabalho apresenta e explica as distintas estratégias utilizadas para promover o
ensino experimental das Ciências na educação pré-escolar.
Procurei, ao longo do processo, conhecer e compreender quais as motivações das
crianças, promovendo a investigação, experiência, descoberta e conhecimento, fomentando
relações entre crianças, pais e comunidade educativa, incentivando-as a desenvolverem
múltiplas aprendizagens com as pessoas e o mundo que as rodeia, criando um clima de
interação, motivação, participação, comunicação, descoberta e exploração de conhecimentos no
ensino das Ciências. Este processo permitiu-me refletir e extrair algumas conclusões. Ao longo
deste trabalho e nas suas fases finais, constatei, depois de muita dedicação, empenho,
observação, registos e reflexão, que é fundamental, nós educadores, apoiarmos e suportarmos
oportunidades, para criarmos trabalhos/projetos de investigação sobre o Conhecimento do
Mundo, favorecendo as interações e a transversalidade entre diversas áreas/domínios do saber.
Estes fatores são fundamentais para dedicarmos aos aprendizes momentos de
aprendizagem ativa e de qualidade, havendo envolvimento e motivação nas atividades, pois as
experiências e investigações são realizadas segundo os seus interesses, estimulando e
desafiando as questões e conhecimentos prévios das mesmas. This work presents the path traveled along my intervention process, the level of science education in pre-school education in two different valences, K-schools and Nursery, having as main objective the promotion and participation of children and their families in activities about discovering the world, developing active learning with exploration, research and discovery of an issue of interest to them. This paper introduces and explains the different strategies used to promote the teaching of experimental science in preschool education. I tried, throughout the process, know and understand the motivations of children, by promoting research, experience, and knowledge discovery, fostering relationships between children, parents and the educational community, encouraging them to develop learning with multiple people and the world that surrounds, creating a climate of interaction, motivation, participation, communication, discovery and exploitation of knowledge in science teaching. This process allowed me to reflect and draw some conclusions. Throughout this work and in their final stages, I found, after much dedication, effort, observation, and reflection records, which is fundamental, we educators, we support and endure opportunities to create work / research projects on the World Knowledge, favoring the interactions and intersections among various areas / fields of knowledge. These factors are fundamental to devote to apprentices moments of active learning and quality, with motivation and involvement in activities, because the experiments and investigations are carried out according to their interests, stimulating and challenging issues and previous knowledge of them. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24715 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daniela Filipa Malheiro de Paula.pdf Acesso restrito! | 5,4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |