Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24667
Título: | O desenvolvimento da criatividade musical na creche e no jardim : projeto de intervenção |
Autor(es): | Vaz, Bárbara Sofia da Costa |
Orientador(es): | Vieira, Maria Helena G. L. |
Palavras-chave: | Música Criatividade Aprendizagem Desenvolvimento infantil Music Creativity Learning Child development |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O projeto implementado teve como objetivos, por um lado, desenvolver a criatividade
a nível musical uma vez que a música, sendo uma área de extrema importância para o
desenvolvimento infantil, não é devidamente valorizada a nível educacional e, por outro
lado, proporcionar prazer e alegria às crianças através do contacto com a música.
A música, sendo a arte dos sons, possui diversas propriedades capazes de estimular o
desenvolvimento infantil; interfere não só na perceção auditiva, mas também no
movimento do corpo, na fala e no pensamento lógico e estético.
O presente estudo visa mostrar o trabalho com a música na educação infantil,
considerando que este é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível às
crianças. A linguagem musical, além de essencial para o desenvolvimento da expressão,
equilíbrio, da autoestima e do autoconhecimento, contribui significativamente para o
desenvolvimento da memória, da concentração, da coordenação motora e abre espaço para
uma diversidade de oportunidades que contribuem para o pleno e harmonioso
desenvolvimento da criança. Inserida de forma correta no ambiente educativo das crianças,
a música, além de promover o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, é um poderoso
meio de integração social.
Através deste projeto investigou-se o envolvimento das crianças em processos de
criatividade musical e verificou-se que esses processos são fulcrais para o desenvolvimento
de educação pré-escolar. The project implemented aimed, on the one hand, at developing creativity whit music since music is an area of extreme importance to child development and usually is not properly valued in schools and, on the other hand, providing pleasure and joy to children through contact with music. Music, as an art of sound, has several properties that stimulate child development and interferes not only in aural perception, but also in body movement, speech and logical thought and aesthetic. This study aims to showcase the work with music in early childhood education, considering that this is a means of expression and form of knowledge accessible to children. The musical language, as well as essential for the development of speech, balance, self-esteem and self-knowledge, contributes significantly to the development of memory, concentration, coordination, and makes room for a diversity of opportunities that contribute to the full and harmonious child development. When properly developed in the educational context of children, music promotes not only cognitive, affective and social development, that also social integration. Through this project the children’s involvement in creative musical processes was investigated and it was concluded that these processes are essentials in childhood education. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24667 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bárbara Sofia da Costa Vaz.pdf Acesso restrito! | 3,39 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |