Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24660
Título: | O cinema enquanto recurso educativo na aprendizagem de história e de geografia : uma exploração com alunos do 8º ano de História e alunos de 11º ano de Geografia |
Autor(es): | Pereira, Pedro D. M. |
Orientador(es): | Barca, Isabel |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Este Relatório apresenta e analisa uma Intervenção Pedagógica que explora o cinema
enquanto recurso didático da aula de Historia e de Geografia, no sentido da promoção do
pensamento histórico e geográfico dos alunos. Debate a importância da literacia em linguagens
cinematográficas para os jovens, por possibilitarem uma formação mais avançada para a
tomada de decisão na sociedade em que vivem. Inserindo-se no contexto de formação inicial de
professores, este projeto de intervenção em sala de aula foi implementado no âmbito do estágio
profissional, numa turma de História do 8º ano de escolaridade e numa turma de Geografia do
11º ano de escolaridade. Os filmes utilizados foram selecionados em função dos conteúdos
programáticos a lecionar, que no caso da História foi filme Marie Antoinette realizado por Sofia
Coppola, no contexto do ensino da Revolução Francesa e, no caso da Geografia, o filme Pare,
Escute, Olhe, realizado por Jorge Pelicano, para lecionar as Redes de Transporte e, mais
concretamente a Rede Ferroviária.
A metodologia de trabalho adotada, numa abordagem de investigação ação, previu a
utilização de guiões e fichas de trabalho relacionadas com um conjunto de frames selecionados
de cada um dos filmes com o objetivo de contornar alguns problemas que a duração dos
mesmos implica em contexto de sala de aula. Os alunos realizaram as fichas em grupos de
pares.
Relativamente à análise de dados, as respostas dos alunos às fichas de trabalho foram
categorizadas indutivamente estabelecendo-se níveis de maior ou menor elaboração, quer no
respeitante à educação histórica como na educação geográfica. Essa análise procurou um
enfoque na progressão conceptual dos alunos ao longo das tarefas, tendo-se observado alguma
evolução no processo aprendizagem dos alunos, tanto na História como na Geografia.
Os resultados foram alvo de uma reflexão final com implicações sobretudo para uma autoformação
profissional sistemática e consciente. This Report presents and analyzes a pedagogical intervention that explores the cinema as a resource for teaching History and Geography, towards the promotion of historical and geographical thinking of students. It debates the importance of literacy in cinematographic languages for young people, as they provide more advanced training for decision making in the society in which they live. Being part of the initial teacher training, this program intervention project was implemented in a 8th grade History class and in a 11th grade Geography class. The films were selected on the basis of the syllabus to teach: in the case of history we chose the film Marie Antoinette by Sofia Coppola, to teach the French Revolution, and in the case of geography, the film Pare, Escute, Olhe directed by Jorge Pelicano, to teach the transportation networks and, more specifically, the rail way. The adopted methodology, in an action research approach, consisted of using guidelines and tasks related to a set of frames selected from each film in order to solve some problems that the duration of the films implies in the classroom. Students worked in pairs. As far as data analysis is concerned the students’ answers were categorized inductively, indicating higher or lower levels of sophistication both in respect to historical as to geographical education. This analysis focused on the students 'conceptual progression during the task, and an improvement in students' learning process was observed both in history and in geography. The results underwent a final reflection which has implications especially for a self-conscious and systematic training. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24660 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_Pedro Daniel Martins Pereira-2012.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |