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TítuloO papel dos trabalhos de casa no processo de avaliação das aprendizagens : um estudo com professores de matemática do 2º e 3º ciclos do ensino básico
Autor(es)Oliveira, Rosa Maria Oliveira Cardoso Vieira de
Orientador(es)Alves, Maria Palmira
Data2012
Resumo(s)O insucesso escolar dos alunos é um fator preocupante no sistema educativo português e envolve todos os intervenientes que, direta ou indiretamente, interagem no processo de ensino - aprendizagem. Na disciplina de Matemática, o problema é muito mais complexo, reconhecido por todos e que preocupa alunos, pais, professores e órgãos de gestão. O trabalho de casa constitui, para muitos docentes, um dos instrumentos fundamentais para a promoção da qualidade da aprendizagem dos alunos. Quando elaborado com eficácia, pode significar, para os alunos, a aquisição de competências, desenvolvendo a sua iniciativa, a capacidade de se autodisciplinar, a autonomia e a aptidão para gerir o tempo. A execução do trabalho de casa também promoverá cenários de comportamentos de autorregulação e, consequentemente, a melhoria da qualidade do processo educativo. Este estudo tem como principal finalidade analisar o papel dos trabalhos de casa na avaliação das aprendizagens dos alunos. As questões de investigação que nortearam este estudo são: serão os trabalhos de casa, na disciplina de Matemática, fundamentais para o bom desempenho escolar dos alunos? Que relevância tem, na perspetiva dos professores, os trabalhos de casa na avaliação dos alunos? Para o tratamento desta problemática, elegemos os seguintes objetivos: avaliar o contributo dos trabalhos de casa na consolidação dos conhecimentos dos alunos, avaliar a relevância dos trabalhos de casa na avaliação dos alunos e analisar mecanismos de autorregulação dos processos da aprendizagem dos alunos, nomeadamente os TPC’s. Optou-se por uma investigação quantitativa em que participaram 146 docentes sendo a recolha de informação realizada através de um inquérito por questionário, que contempla as seguintes dimensões: opiniões dos professores de Matemática sobre o trabalho de casa, planificação e seleção dos trabalhos de casa e a relevância do trabalho de casa na avaliação das aprendizagens dos alunos. Os principais resultados indicam que a maioria dos professores de Matemática considera que o trabalho de casa fomenta hábitos de estudo, consolida os conhecimentos aprendidos nas aulas, estimula nos alunos a autodisciplina, promove o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas e ajuda nas situações de integração de conhecimentos adquiridos a novas situações. A realização do trabalho de casa favorece, ainda, a aquisição de rotinas, mecaniza procedimentos e auxilia na consciencialização dos conhecimentos cognitivos adquiridos, através de percursos de autorregulação. Finalmente, o trabalho de casa constitui, para os professores, um auxiliar valioso na avaliação das aprendizagens dos alunos.
Student’s academic failure at school is a major problem in the educational portuguese system and it involves all participants that, direct or indirectly, interact in the process of learning and teaching. Concerning Maths the problem is much more complex, recognized by all and it concerns pupils, parents, teachers and managers. For many teachers, homework is one of the fundamental tools to promote the quality of pupil’s learning. When it is realised with efficacy it may develop pupils’ skills and the capacity of self-discipline, autonomy and the ability to manage time. The implementation of homework will also promote scenarios of self-regulation and, consequently, the improvement of the quality of the educational process. The main purpose of this study is to analyse the role of the homework in the assessment of the pupils’ learning process. The research questions that guided this study were: homework tasks are really necessary for a good academic performance in Maths? What relevance does homework have in the assessment of the pupils? The purpose of this study is to achieve the following goals: to evaluate the contribution of homework in the pupils’ knowledge consolidation; to evaluate the relevance of homework in pupils’ assessment and analysing mechanisms of self-regulation in the learning pupil’s processes, namely in what concerns the homework. We chose a quantitative research involving 146 teachers. Data were collected by a questionnaire survey including the following dimensions: Maths teacher’s beliefs about homework; homework planning and selecting and the relevance of the homework in the assessment of the learning process of the pupils. The main results show that most maths teachers consider homework a way to promote study habits, it consolidates knowledge acquired during lessons, it promotes self-discipline, the development of problem solving and it helps in the situations of knowledge integration, as well as in its application towards new situations. Homework tasks also benefit the acquisition of routines, it mechanizes procedures and it facilitates in the awareness of acquired cognitive knowledge, through self-regulation paths. Finally, for teachers, homework represents a valuable auxiliary in pupil’s assessment.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24582
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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