Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24502

TítuloA etnomatemática nos lenços dos namorados
Autor(es)Vilela, Paula Filipa Vivas
Orientador(es)Palhares, Pedro
Palavras-chaveEtnomatemática
Simetria
Lenços dos namorados
Etnomathematics
Simetry
Valentine’s scarves
Data2012
Resumo(s)Os estudos sobre Etnomatemática realizados em Portugal são ainda muito poucos e esta pode ser uma vertente importante no sucesso da matemática em Portugal. Desta forma, pareceu importante efetuar uma investigação que fizesse a ligação entre as transformações geométricas e os lenços dos namorados de Vila Verde, permitindo talvez uma futura utilização destes nas salas de aula. Neste sentido realizou-se uma recolha das informações da tradição dos lenços dos namorados em Vila Verde, incluindo conversa com pessoas intimamente ligadas a esta tradição e recolha fotográfica do maior número possível de lenços dos namorados. As questões orientadoras da investigação, às quais se tentou dar resposta foram: - Que simetrias existem nos lenços dos namorados considerados globalmente? - Que simetrias se podem encontrar nos lenços dos namorados considerados globalmente após truncatura de aspetos particulares? - Será que os métodos de construção ou a função a que se destinam exercem influência na simetria dos lenços dos namorados? Da análise dos lenços dos namorados foi possível categorizá-los quanto ao número de simetrias encontradas e relacionar o número de simetrias com a função a que se destinavam. É feito um breve enquadramento da utilização dos lenços dos namorados no 1.º Ciclo do Ensino Básico mas, esta investigação pretende ser o ponto de partida para a sua aplicação na prática.
The studies on ethno mathematics performed in Portugal are still very few and this can be an important element in the success of mathematics in Portugal. So it seemed important to make an inquiry that made the link between geometric transformations and Valentine’s scarves from Vila Verde, allowing perhaps in the future their use in the classroom. In order to do so there was a collection of information of the tradition of the valentine’s scarves in Vila Verde, including conversation with people who are deeply connected to this tradition and a photographic collection of the largest possible number of the valentine’s scarves. The guiding questions of the research, to which we try to answer, were: - What symmetries exist in Valentine’s scarves globally? - What symmetries may be found in valentine’s scarves globally after zeroing particular aspects? - Is it possible that the construction methods or the intended function influence the symmetry of the valentine’s scarves? From the analysis of the valentine’s scarves it was possible to categorize them as to the number of symmetries found and to relate the number of symmetries with the function they were destined. A short frame of the use of the valentine’s scarves is made on 1.º CEB but this investigation intends to be the starting point for its application on practice.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Ensino e Aprendizagem da Matemática)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24502
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Paula Filipa Vivas Vilela.pdf15,48 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID