Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24260

TítuloDesenvolvimento da colaboração terapêutica : o estudo de caso comparativo de um insucesso e de um dropout seguidos em terapia narrativa
Autor(es)Ferreira, Ângela Cristina Franco
Orientador(es)Ribeiro, Eugénia
Palavras-chaveColaboração terapêutica
Microanálise
Dropout
Insucesso
Therapeutic collaboration
Microanalysis
Failure
Data2012
Resumo(s)O envolvimento colaborativo, entre terapeuta e cliente, tem sido cada vez mais enfatizado pela literatura dado o seu efeito positivo na aliança e nos resultados terapêuticos (Tryon & Winograd, 2002). O Sistema de Codificação da Colaboração Terapêutica – SCCT, desenvolvido por E. Ribeiro, A. P. Ribeiro, Gonçalves, Horvath e Stiles (2012), permite analisar o processo de colaboração terapêutica a um nível micro analítico, a partir das falas transcritas do terapeuta e do cliente. O modelo proposto por estes autores articula o processo de colaboração terapêutica com o processo de mudança, concebido segundo um contínuo desenvolvimental designado por Zona de Desenvolvimento Proximal Terapêutica (ZDPT). Recorrendo à metodologia do estudo de caso, pretendemos com esta dissertação compreender, descrever e comparar a evolução da colaboração terapêutica, ao longo de um caso de insucesso e de um caso de dropout. Ambos os casos foram seguidos numa modalidade individual de Terapia Narrativa desenvolvida a partir do modelo de re-autoria de White e Epston (1990). Os resultados obtidos mostram que no caso de dropout os episódios de não colaboração foram 5 vezes mais predominantes do que no caso de insucesso finalizado. Verificou-se ainda uma tendência crescente do terapeuta, em ambos os casos, para estimular o movimento das clientes ao longo da ZDPT no sentido da inovação. Contudo, se nas últimas sessões do caso de insucesso a cliente foi capaz de acompanhar este movimento do terapeuta e desenvolver com ele um trabalho colaborativo, no caso de dropout tal já não se verificou, tendo ocorrido um aumento de episódios não colaborativos.
The collaborative involvement between therapist and client has been increasingly emphasized in the literature because of its positive effect on the alliance and the therapeutic outcome (Tryon & Winograd, 2002). The Therapeutic Collaboration Coding System – TCCS, developed by E. Ribeiro, A. P. Ribeiro, Gonçalves, Horvath e Stiles (2012), allows the analysis of the therapeutic collaboration process at a micro-analytical level from the transcribed words of the therapist and client. The model proposed by these authors articulates the process of therapeutic collaboration with the process of change, conceived in a continuous development called Therapeutic Zone of Proximal Development (TZPD). Resorting to the case study methodology, we intend with this dissertation to understand, describe and compare the development of therapeutic collaboration, along a case of failure and a case of dropout. Both cases were followed within an individual Narrative Therapy modality, developed from the Re-authoring Model of White and Epston (1990). The obtained results in the dropout case show that non-collaboration episodes were five times more prevalent than in the finalized failure case. Equally verified was the increasing tendency of the therapist, in both cases, to stimulate the clients’ movement within the ZDPT towards innovation. However, if in the last sessions of the failure case the client was able to follow the therapist’s movement and develop collaborative work, in the dropout case this was no longer observed, occurring an increase of non-collaborative events.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clinica)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24260
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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