Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24219

TítuloUma experiência extracurricular de matemática com crianças carenciadas
Outro(s) título(s)An extracurricular experience of mathematics with deprived children
Autor(es)Carreira, Adelaide
Palavras-chaveBrincando a matemática
Estimulação cognitiva
Playing with mathematics
Cognitive stimulation
DataMai-2012
EditoraUniversidade Federal de São Carlos
RevistaRevista Eletrônica de Educação. São Carlos
Resumo(s)Descrevemos a concepção e a aplicação em Portugal de um projeto extracurricular – “O Continhas” – concebido e orientado simultaneamente para os alunos da pré-escola e dos quatro primeiros anos de escolaridade e para os seus respectivos docentes, o qual, em ambiente lúdico e descontraído, transmitisse às crianças participantes ideias, conceitos e métodos da matemática, procurando encorajar nelas a criação de pensamento lógico-abstrato e, em paralelo, interessálas e aproximá-las, de maneira rigorosa, mas divertida, de uma disciplina que tanta resistência e rejeição costuma provocar. Instrumentos centrais do projeto são os seus “Objetos de Aprendizagem”, idealizados visando a aquisição de conhecimento conceptual e formal de matemática e o espertar da oralidade, do raciocínio abstrato e da capacidade de cálculo. Relatamos particularmente a experiência da aplicação do projeto em uma escola pública, inserida em uma zona ocupada por uma população imigrante de baixa renda. Em uma instituição com um aproveitamento escolar bastante inferior à media nacional, a matemática era alvo de um amplo desapreço; em um meio com sérias carências, comuns à instituição e ao alunado, os comportamentos desviantes faziam parte da experiência quotidiana. A aplicação do projeto promoveu alterações positivas nos procedimentos individuais e inter-pessoais dos alunos, implicando uma série de melhorias perceptíveis na sua conduta social e no seu desempenho escolar global.
We describe the conception and application in Portugal of an extra-curricular project – “O Continhas” – conceived and oriented for pre-school and primary school students and their respective teachers, which in a playful and relaxed atmosphere, transfers mathematical ideas, concepts and methods to the participating children, aiming the stimulation of their logical and abstract thinking, and, simultaneously, engaging their interest in and bringing them closer to – in a rigorous, but entertaining way –, a discipline that entails so much resistance and rejection. Central to the project are its ‘Learning Objects’, procedures directed towards the acquisition of conceptual and formal mathematical knowledge, as well as the awakening of orality, abstract thinking and calculation skills. We report the experience of the application of the project in a public school, inserted in a zone occupied by economically deprived recent immigrants. In an environment with serious shortages, common both to the school and to its students, mathematics was the target of generalized disregard; and in an institution with a scholarly rating well below the national average, deviant behaviors were the daily norm. The application of the project promoted positive changes in the individual and interpersonal manners of the students implicating in a series of perceptible improvements in their social conducts and in their global scholarly performance.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24219
ISSN1982-7199
Versão da editorahttp://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/329
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CMAT - Outros trabalhos de investigação / Other research works

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo Adelaide.pdfDocumento principal215,69 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID