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https://hdl.handle.net/1822/24191
Título: | A exploração dos seres vivos e do seu ambiente através de uma estratégia de ensino das ciências do tipo P-O-E-R : uma experiência pedagógica no estudo das sementes |
Autor(es): | Oliveira, Sara Patrícia Carvalho Gomes de |
Orientador(es): | Borges, Francisco Alberto Marques |
Palavras-chave: | Construtivismo Atividades laboratoriais Ideias prévias Sementes Germinação Constructivism Laboratory activities Previews ideas Seeds Germination |
Data: | 22-Mar-2013 |
Resumo(s): | O presente trabalho de intervenção e investigação foi realizado ao longo do ano letivo de 2011-
2012, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, no 1º e 2º CEB, tendo sido adotada,
para a intervenção pedagógica, uma abordagem experimental. As disciplinas de intervenção e
investigação foram o Estudo do Meio no 1º CEB e Ciências da Natureza no 2º CEB. O paradigma
construtivista e as diretrizes socio-construtivistas assumem-se como orientações gerais, bem
como é fundamentada a importância do trabalho prático, nomeadamente das atividades
laboratoriais, para a construção de novo conhecimento por parte dos alunos, acerca dos
conceitos relacionados com as sementes. Assim, foram realizadas atividades do tipo
experimental, precedidas da recolha das ideias prévias dos alunos, e analisados os resultados
obtidos, tendo como base os conteúdos programáticos e as metas a atingir em cada um dos
anos de escolaridade. Na generalidade, os resultados revelam-se positivos, na medida em que
foi possível, através da implementação de atividades do tipo P-O-E-R, verificar que os alunos
confrontaram as suas ideias prévias com a realidade empírica, possibilitando também que
construam, através do domínio dos procedimentos científicos, uma postura científica face ao
mundo que os rodeia. O desenvolvimento de competências enquanto professora foi também
evidente neste trabalho. This intervention and research work was conducted over the 2011-2012 school year, at the Music Conservatory Calouste Gulbenkian, the 1st and 2nd basic education cycle, having been adopted, for pedagogical intervention, an experimental approach. The disciplines of research and intervention were Environmental Studies at 1st basic education cycle and Natural Sciences at the 2nd basic education cycle. The constructivist paradigm and socio-constructivist approach assumed as general guidelines, as well as the importance of practical work, including laboratory activities, to construct new knowledge by students, about the concepts related to the seeds. Thus, activities were carried out experimental type, preceded by the collection of students' previous ideas, and analyzed the results, based on the program content and the goals to be achieved in each of the years of schooling. In general, results were positive. It was possible, through the implementation of activities like Expect-Observe-Explain-Deduce (EOED) check that students confront their ideas prior to empirical reality, also allowing them to build, through the rule of procedures scientific, a scientific stance against the world around them. Skills development as a teacher was also evident in this work. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24191 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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