Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24186
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Melo, Maria do Céu | - |
dc.contributor.author | Marques, António José da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-24T14:22:55Z | - |
dc.date.available | 2013-05-24T14:22:55Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.date.submitted | 2012 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/24186 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | por |
dc.description.abstract | Este relatório é constituído por duas partes distintas, que corresponde a dois projetos. O primeiro foi desenvolvido com formandos do curso EFA – Escolar. Pretendia-se aferir das suas conceções sobre os Direitos do Homem e da aplicabilidade no dia-a-dia de cada um. Fizemos uso de diversos recursos, já que a nossa pretensão era incutir nos formandos o respeito pelos outros nas mais variadas situações. O sucesso deste projeto dependia muito da vontade de cada um em expor os seus pontos de vista, o espírito crítico revelado, a vontade de mudar mentalidades, de trabalhar em prol de uma real defesa dos Direitos Humanos, foi gratificante, todos saímos com um claro propósito de mudança, com um sentimento diferente (para melhor) em relação ao indivíduo que nos rodeia. O projeto desenvolvido na aula de Geografia foi desenvolvido com alunos do 12º ano de escolaridade /Educação Secundária. O objetivo era discutir a importância da imprensa escrita na educação geográfica. Para tal, os alunos tiveram acesso a duas notícias com posições diferentes sobre “ A demolição das Torres de Ofir”. Foi proposto um debate de prós e contras em relação ao assunto em epígrafe. Pretendeu-se identificar a mudança de opinião (ou não) ao longo do debate, fruto dos argumentos do grupo oposto. | por |
dc.description.abstract | This report consists of two separate parts focusing both History and Geography subjects. Concerning the first, we wanted to assess trainees' conceptions of EFA in respect of human rights and its applicability in daily life. It was used several documents and educational resources. The success of this project depended on the willingness of each student to express his or her points of view, their critical skills and the disposition to defense Human Rights. It was gratifying, all left with a clear purpose of change, with a different feeling (for the better) in relation to the individual that surrounds us. In geography class, the theme was the importance of print Media in geographic education. We use two different articles from different newspapers addressing the same issue: The demolition of Ofir Towers”. Students from the 10th grade (secondary education) have discussed pro and against arguments through the Brainstorming work method. Our purpose was to identify if they changed their initial standpoint. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Direitos Humanos | por |
dc.subject | EFA | por |
dc.subject | História | por |
dc.subject | Geografia | por |
dc.subject | Conceções alternativas | por |
dc.subject | Imprensa | por |
dc.subject | Argumentação | por |
dc.subject | Human Rights | por |
dc.subject | History | por |
dc.subject | Geography | por |
dc.subject | Misconceptions | por |
dc.subject | Media | por |
dc.subject | Argumentation | por |
dc.title | Os direitos do homem: um estudo sobre as ideias "históricas" dos alunos do Curso EFA | por |
dc.title.alternative | A importância do uso da imprensa escrita na educação geográfica: duas notícias, um fenómeno | - |
dc.type | masterThesis | - |
dc.subject.udc | 37.035 | por |
dc.subject.udc | 37.031:659.3 | por |
dc.subject.udc | 659.3:37.031 | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório Final.pdf | 19,68 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |