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https://hdl.handle.net/1822/24175
Título: | Educação e formação de Adult@s : análise de percursos e de construção de identidades aprendentes : um estudo de caso |
Autor(es): | Silva, Marta Sofia Pereira Gonçalves da |
Orientador(es): | Rocha, Maria Custódia Jorge da |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Se existem dinâmicas pessoais e societais congruentes (ou não) com formas
emancipatórias de educação, é o que pretendemos revelar com esta investigação. A partir de
uma reflexão aprofundada sobre a "transmutação" de significados, procuramos confrontar as
"posições economicistas" que vigoram nas atuais políticas e práticas de educação ao longo da
vida com as "posições emancipadoras" dos adultos que se submetem a processos de
educação/formação ao longo da vida.
Na esteira de outros autores, argumentamos que, em virtude destas "posições
economicistas", o projeto fundador da educação ao longo da vida foi desvirtuado. Resta-nos
perceber, tal como nesta investigação se faz, em que medida as transformações nos constructos
políticos e económicos da educação de adultos se repercutem na construção dos sentidos
sociais atribuídos à aprendizagem e, mais concretamente, na construção de identidades
aprendentes.
A investigação aponta que os sentidos que assistem às atuais demandas economicistas
do mercado não se manifestam nem nos itinerários pessoais nem nos discursos pessoais
atinentes à construção de identidades aprendentes. Revela, também, que, mais do que os
processos, são vários os sentidos que operam na construção dessas mesmas identidades: o
‘sentido instrumental’, o ‘sentido revelador’, o ‘sentido de sobrevivência’, o ‘sentido
aprendizagem permanente’, o ‘sentido aprendizagem-placebo’, o ‘sentido indemnizatório’ e o
‘sentido desafiante’. If there are personal and societal dynamics congruent (or not) with emancipatory education is what we intend to prove with this investigation. From a reflection on the "transmutation" of meanings, we confront the "economistic positions" that prevail in current policies and practices of lifelong education with the "emancipatory positions" of adults who undergo processes of education / training throughout life. In the wake of other authors, we argue that because these "economistic positions", the project founder of lifelong education was distorted. It remains to realize, as it is done in this research, the extent to which changes in political and economic constructs of adult education are reflected in the construction of social meanings attributed to learning and, more specifically, the construction of learners identities. The investigation indicates that the senses that attend the current economistic demands of the market do not manifest either in personal itineraries or in personal speeches related to the construction of learners identities. It also reveals that more than processes, there are several senses that operate in the construction of those identities: the 'instrumental sense', the 'revelatory sense', the 'survival sense', the 'lifelong learning sense' the 'placebo effect sense', the 'indemnity sense' and the 'defiant sense'. S’il existe des dynamiques personnelles et sociétales congruentes (ou non) avec une éducation émancipatrice c’est ce que nous avons l'intention de vérifier avec cette recherche. A partir d’une réflexion profonde sur la «transmutation» des sens, on essaye de confronter les «positions économiques » qui s’inscrivent dans les actuelles politiques et pratiques de l'éducation permanente avec les «positions d'émancipation » des adultes qui se soumettent à des processus d’éducation/formation au long de la vie. Dans la ligne d’analyse d’autres auteurs, nous argumentons que, dû à ces «positions économiques», le projet fondateur de l'éducation au long de la vie a été corrompu. Il nous reste comprendre, comme nous le faisons dans cette recherche, dans quelle mesure les changements dans les constructions politiques et économiques de l'éducation permanente se reflètent dans la construction sociale des sens donnés à l'apprentissage et, plus spécifiquement, dans la construction des identités apprenantes. La recherche fait valoir que les sens imposés par les actuelles exigences économiques du marché ne se manifestent ni dans les itinéraires personnels ni dans les discours portant sur la construction des identités apprenantes. Elle révèle aussi que, plus que les processus, il existe plusieurs sens qui opèrent dans la construction de ces identités: le ‘sens instrumental’, le ‘sens de révélation’, le ‘sens de la survie’, le ‘sens de l'apprentissage permanent’, le ‘sens de l’apprentissage-placebo’, le ‘sens de l'indemnité’ et le ‘sens du défi’. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24175 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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