Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24122

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPazos Justo, Carlos-
dc.contributor.advisorDionísio, Maria de Lourdes da Trindade-
dc.contributor.authorOliveira, Jacinta Marta Peixoto de-
dc.date.accessioned2013-05-21T10:20:19Z-
dc.date.available2013-05-21T10:20:19Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/24122-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.description.abstractEste relatório focaliza o tema do meu Projeto de Intervenção: ”a caminho do saber sociocultural – do estereótipo à realidade” e pretende espelhar todo o trabalho realizado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário. Ao longo destas páginas, estarão explícitos todos os passos para a concretização do meu Projeto de Intervenção no âmbito da sociocultura. Para tal, tive como objetivo investigar, criar estratégias e atividades de promoção da competência sociocultural na aula ELE e refletir sobre os resultados obtidos, analisando o seu impacto na turma alvo. Numa primeira fase, apliquei um inquérito diagnóstico com o objetivo de conhecer os gostos / preferências e as dificuldades da turma alvo e desenvolvi o meu Plano de Intervenção Pedagógica Supervisionada em função desse mesmo inquérito. Numa segunda fase, que correspondeu à fase de implementação do Projeto em contexto sala de aula, programei estratégias e atividades que fossem ao encontro das necessidades reais dos alunos, de forma a concretizar todos os objetivos por mim definidos previamente. Por último, recolhi dados das fichas de trabalho, das fichas de autorregulação e da transcrição da conversa final com os alunos e analisei-os de forma a verificar (ou não) evolução ao nível da competência sociocultural. No que concerne ao ensino da (socio) cultura, considero que esta competência tão importante ainda é pouco trabalhada nas aulas ELE. Neste sentido, decidi abordar este tema no meu Projeto de Intervenção de modo a fornecer aos alunos o máximo de informação possível acerca da cultura e sociedade espanholas para que possam comunicar, de forma eficaz, num contexto de situação real. Continuando nesta linha orientadora, considero que o reconhecimento de estereótipos relativos a um país e / ou um povo é de extrema importância, uma vez que estes são o primeiro contacto que o aluno adquire com a cultura meta e que, por seu turno, transporta para a sala de aula. E é precisamente por causa deste facto que decidi optar por este projeto subordinado ao tema “estereótipos”, de forma a abordar, discutir e desfazer e / ou confirmar estereótipos relativos à cultura meta, de forma a desenvolver a competência sociocultural dos discentes.por
dc.description.abstractThis report focuses on the theme of my intervention project: "The path to social and cultural knowledge: from the stereotype to reality“ and intends to reflect all work carried out under the Professional Internship in the Master of Teaching Portuguese in the third cycle of Basic and Secondary Education and Spanish in Primary and Secondary Education. Throughout these pages, all steps for the achievement of my Intervention Project within the sociocultural scope will be explicit. To do this, my objective was to investigate, develop strategies and promotion activities for sociocultural competence in class ELE and reflect on the achieved results, analyzing their impact on the target class. Initially, I applied a diagnostic questionnaire in order to meet the tastes / preferences and difficulties of the target class and developed my Supervised Pedagogical Intervention Plan according to that same inquiry. In a second phase, which corresponded to the implementation phase of the project in classroom context, I programmed strategies and activities that would meet the real needs of the students in order to achieve all the objectives set by me previously. Finally, I collected data from worksheets, from self-regulation inquiries and from the transcription of the final conversation with the students and analyzed them in order to verify (or not) the evolution regarding the socio-cultural competence. Regarding the teaching of (socio) culture, I consider that this important skill is yet little worked in ELE classes. In this sense, I decided to approach this theme in my Intervention Project in order to provide to students as much information as possible about the Spanish culture and society, so that they can effectively communicate in a context of a real situation. Continuing this guideline, I consider that the recognition of stereotypes in relation to a country and / or people is of utmost importance, since these are the first contact that the student acquires with the target culture and, in turn, carries to the classroom. And it´s precisely because of this fact that I decided to choose this project under the theme "stereotypes", in order to approach, discuss and dissolve and / or confirm stereotypes related to the target culture with the purpose to develop students' socio-cultural competence.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleA caminho do saber sociocultural : do estereótipo à realidadepor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc806.0:372.88por
dc.subject.udc372.88:806.0por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jacinta Marta Peixoto de Oliveira.pdf5,07 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID