Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/23993

TitleO Ensino da Cultura Inglesa no primeiro ciclo do ensino básico em Portugal : o caso do Agrupamento de Escolas Bernardino Machado
Author(s)Carvalho, Andreia Sofia Dias de
Advisor(s)Paisana, Joanne
Issue date2012
Abstract(s)Este trabalho tem como objetivo analisar a forma como a componente cultural inerente à língua inglesa é lecionada aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico nas salas de aula portuguesas, no âmbito da aprendizagem da atividade extra curricular de inglês. Numa primeira fase, analisar-se-á a importância do ensino precoce das línguas e a sua influência na aprendizagem de diferentes culturas. Em seguida, centrar-nos-emos no enquadramento teórico e normativo que rege o ensino do inglês em Portugal. Numa terceira fase, explorar-se-á o conceito de cultura, assim como refletir-se-á sobre temas como a identidade cultural, o multiculturalismo e a cultura na sala de aula. Seguidamente, far-se-á um estudo de caso, designadamente de conteúdo e método sobre como a cultura inglesa é ensinada aos alunos. Proceder-se-á, finalmente, à análise dos resultados obtidos em diferentes questionários de índole cultural colocados quer a docentes quer a discentes.
This work aims to study the way the cultural component of the English language is taught to students in primary school Portuguese classrooms. This study is based on the English language taught as an extracurricular activity. Initially, the importance of early language learning and its influence in the learning of different cultures will be analysed. Then, attention will be focused on the theoretical and normative alignment which rules the English language education in Portugal. In a third stage, the concept of culture will be explored, as well as central themes such as cultural identity, multiculturalism and culture at the classroom. After that, a case study will be presented, namely concerning the way content and method of the English culture are taught to students. Finally, the results obtained in different questionnaires of cultural basis, answered both by teachers and students, will be analysed.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de atividade profissional de mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas
URIhttp://hdl.handle.net/1822/23993
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
CEHUM - Dissertações de Mestrado
ILCH - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andreia Sofia Dias de Carvalho.pdf
  Restricted access
4,4 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID