Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23993

TítuloO Ensino da Cultura Inglesa no primeiro ciclo do ensino básico em Portugal: o caso do Agrupamento de Escolas Bernardino Machado
Autor(es)Carvalho, Andreia Sofia Dias de
Orientador(es)Paisana, Joanne
Data2012
Resumo(s)Este trabalho tem como objetivo analisar a forma como a componente cultural inerente à língua inglesa é lecionada aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico nas salas de aula portuguesas, no âmbito da aprendizagem da atividade extra curricular de inglês. Numa primeira fase, analisar-se-á a importância do ensino precoce das línguas e a sua influência na aprendizagem de diferentes culturas. Em seguida, centrar-nos-emos no enquadramento teórico e normativo que rege o ensino do inglês em Portugal. Numa terceira fase, explorar-se-á o conceito de cultura, assim como refletir-se-á sobre temas como a identidade cultural, o multiculturalismo e a cultura na sala de aula. Seguidamente, far-se-á um estudo de caso, designadamente de conteúdo e método sobre como a cultura inglesa é ensinada aos alunos. Proceder-se-á, finalmente, à análise dos resultados obtidos em diferentes questionários de índole cultural colocados quer a docentes quer a discentes.
This work aims to study the way the cultural component of the English language is taught to students in primary school Portuguese classrooms. This study is based on the English language taught as an extracurricular activity. Initially, the importance of early language learning and its influence in the learning of different cultures will be analysed. Then, attention will be focused on the theoretical and normative alignment which rules the English language education in Portugal. In a third stage, the concept of culture will be explored, as well as central themes such as cultural identity, multiculturalism and culture at the classroom. After that, a case study will be presented, namely concerning the way content and method of the English culture are taught to students. Finally, the results obtained in different questionnaires of cultural basis, answered both by teachers and students, will be analysed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de atividade profissional de mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23993
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CEHUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Andreia Sofia Dias de Carvalho.pdf
Acesso restrito!
4,4 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID