Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23914

TítuloA linguagem como instrumento de mediação na construção interativa de significados científicos no 1º CEB
Autor(es)Serra, Filipa Cristiana Azevedo
Orientador(es)Varela, Paulo Idalino Balça
Data2012
Resumo(s)O presente relatório resulta de um projeto de intervenção pedagógica realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A intervenção pedagógica incorporou uma prática de ensino experimental das ciências, abordando-se tópicos da área curricular de Estudo do Meio, numa turma com 24 alunos, do 4.º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. O projeto foi desenvolvido tendo como metodologia uma abordagem de investigação-ação cujos objetivos foram: a) promover uma prática de Ensino Experimental das Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico; b) estimular e desenvolver, no contexto dessa prática, a capacidade de exprimir, fundamentar e discutir ideias pessoais sobre fenómenos e problemas do meio físiconatural; c) promover contextos de aprendizagem colaborativa, como espaços de interação social que estimulam o pensamento e a reconstrução do conhecimento científico escolar; d) analisar e ilustrar alguns processos que evidenciem a importância da linguagem, oral e escrita, na (re)construção de significados científicos, por parte dos alunos; e) avaliar o impacto dessa abordagem pedagógica nas aprendizagens realizadas pelos alunos. De forma a compreender e analisar todo o processo, foram elaborados diários de aula, resultado de uma observação participante, onde é apresentado o processo de construção de significados. A análise dos diários, para além de ilustrar o processo de ensino-aprendizagem ocorrido na sala de aula, revela alguns aspetos relativos à importância da linguagem como instrumento de mediação na construção social do conhecimento científico escolar. . Foi, ainda, aplicada uma ficha de avaliação individual. Os resultados mostram que os alunos desenvolveram uma boa compreensão dos tópicos abordados.
The present statement results from a project of pedagogical intervention accomplished within the course Teaching Supervised Practice II, from the study plan of the second year on the master’s degree of Preschool and 1st cycle of Basic Education. The pedagogical intervention has incorporated an experimental teaching practice of the sciences, and the topics of the social studies curriculum area were broached, with a 24 student’s class of the 4th grade of the 1st Cycle of the Basic Education. The project was developed using the action research methodology, which goals were: a) to promote an experimental teaching practice of the sciences in the 1st cycle of Basic Education; b) to stimulate and develop, in that practice context, the ability to express, to evidence and to discuss personal idea on phenomena and problems of the physical-natural environment; c) to promote contexts of collaborative learning as spaces of social interaction that stimulate the thought and the reconstruction of the scientific school knowledge; d) to analyse and instance some processes that evidence the importance of the oral and written language in the (re)construction of scientific meanings by the students; to assess the impact of that pedagogical approach in the students learning. In order to understand and analyse the all process, class diaries were worked out, in result of a participant observation, where the process of the meanings construction is reported. The diaries analysis, in addition to illustrate the teaching and learning process occurred in the classroom, reveals some aspects relative to the importance of the language as an instrument of mediation in the social construction of the scientific educational knowledge.. Was, also, applied an individual evaluation form. The results show that the students developed a good understanding of the addressed topics.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23914
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Filipa Cristiana Azevedo Serra.pdf4,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID