Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23701

TítuloDinâmicas de uma família com uma criança com Trissomia 21, em intervenção precoce : um estudo de caso
Autor(es)Vaz, Sílvia Maria Gonçalves Alberto
Orientador(es)Pereira, Ana Paula da Silva
Palavras-chaveIntervenção precoce
Família
Entrevista baseada nas rotinas
Plano individualizado de intervenção precoce
Objetivos funcionais
Early intervention
Family
Routines-based interview
Individual early intervention plan
Functional goals
Data2012
Resumo(s)A abordagem centrada na família pretende ver a família como um todo, conhecendo os pontos fortes da criança e da família, dando resposta às prioridades da família, respeitando os seus valores, as suas opiniões, o seu modo de vida e ajudando a família a atingirem o seu equilíbrio. A família é por natureza o contexto primordial de vida da criança e é nesse contexto que as interações e dinâmicas, contextualizadas e ao longo do tempo, favorecem o seu desenvolvimento. A melhor forma de operacionalizar e perceber as dinâmicas familiares foi debruçandonos sobre o tema das Dinâmicas de uma família com uma criança com trissomia 21, em Intervenção Precoce: Um estudo de caso. Neste estudo, pretendeu-se visar o paradigma da Intervenção Precoce centrada na família. Neste sentido foram definidos os objetivos do estudo dos quais se destacam: Será que a família, utilizando a entrevista baseada nas rotinas, consegue passar a informação referente aos objetivos que considera prioritários? A família coopera efetivamente na construção dos objetivos funcionais? E na operacionalização destes, nas suas rotinas? Após o período de intervenção, são realmente reforçadas as competências da família? A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, sendo a tipologia escolhida o estudo de caso, por ser aquela que vai de encontro à nossa investigação uma vez que escolhemos como participantes uma família, com uma criança de seis meses com trissomia 21, apoiada em contexto de domicílio. De salientar como benefício da intervenção para a família, o grande acréscimo aportado à autonomia e à capacidade de decisão da família. Esta deixou de depender do profissional de intervenção precoce, tendo este apenas, o papel de monitorizar e colaborar com a família. A intervenção efetiva, no desenvolvimento de competências da criança, permitiu uma aproximação da idade de desenvolvimento com a idade cronológica, no final do estudo, a criança tinha 30 meses e apresentando apenas, como preocupante, uma área de desenvolvimento. A família viu as suas competências reforçadas e deixou de estar dependente do profissional.
The family-centered approach wants to see the family as a whole, getting to know the child strong points and the family, responding to the family priorities, respecting their values, opinions, their lifestyle and helping the family to reach its balance. The family is by nature the primordial context of the child´s life and it is context that the interactions and dynamics, contextualized and, through time favour the child's development. The best way to operate and understand all these dynamics was to focus on the topic of the Family Dynamics with a child with Trisomy 21, in Early Intervention: A case study. This study aims at the paradigm of Family-Centered Early Intervention. In order to achieve that purpose the following study goals have been determined such as: Can the family, using the routines-based interview, pass on the information regarding the goals they consider important? Does the family collaborate effectively in the construction of the functional goals? And in their operationalization, in their routines? After the period of intervention are the family skills really reinforced? The methodology that we used is of qualitative nature, being the chosen typology the case study, because it meets our research since we have chosen to participate in this reseach a family with a six-month-old child with Trisomy 21, supported in the home context. We want to point out as a benefit of the intervention to the family, the great increase in autonomy and the decision-making capacity of the family. The family has stopped depending on the early intervention professional, whose role now is only to monitor and collaborate with the family. The intervention itself, in the development of the child's skills, has allowed an approximation of the development age and chronological age, at the end of the intervention the child was 30 months old and revealed a worrying development area. The family had its competences reinforced and no longer depended on the professional.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23701
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sílvia Maria Gonçalves Alberto Vaz.pdf3,35 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID